Ao escolher um hospital para um tratamento, as pessoas devem levar em conta diversos fatores. Um dos mais importantes é saber se a unidade de saúde prima pela segurança na assistência. E o Hospital Alberto Urquiza Wanderley - unidade própria da Unimed João Pessoa, referência em alta complexidade - desenvolve uma série de ações para garantir essa segurança e a qualidade no atendimento.
Desde a entrada do paciente no hospital até o momento da alta, são seguidos protocolos e normas de segurança, instituídos pelo Ministério da Saúde, para eliminar qualquer risco que possam causar danos no momento da assistência.
SEMPRE BEM ATENDIDO
E os pacientes sentem essa segurança. O aposentado Francisco Frade, 76 anos, é um exemplo. Em agosto deste ano, ele precisou fazer dois procedimentos cardíacos: um cateterismo e a colocação de um stent. “Fui muito bem atendido. Sabia que se fosse para o hospital da Unimed João Pessoa, o tratamento seria bom”, disse.
O aposentado, que precisou ficar dois meses em uma UTI, destacou a confiança e a segurança nos profissionais e na estrutura física do hospital. “Sempre sou atendido pelos melhores médicos, pela melhor equipe, todos os equipamentos são novos. Há um cuidado com a gente. Esse é o melhor hospital para procurar”, ressaltou.
PROTOCOLOS SEGUIDOS
Para garantir que todo atendimento seja seguro, o hospital cumpre os seguintes protocolos de segurança: identificação segura do paciente, adoção da prevenção de úlcera por pressão, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, cirurgia segura, prática de higiene das mãos em serviços de saúde e prevenção de quedas.
“A nossa missão é prestar uma assistência de qualidade, garantindo a todos os pacientes a segurança que necessitam durante seu tratamento. Por isso, investimos na capacitação profissional, em equipamentos modernos e na humanização de toda equipe”, disse a gestora clínica dos Serviços Hospitalares da Unimed JP, Alexandrina Lopes.
No Alberto Urquiza, o paciente tem a garantia de uma equipe médica e multiprofissional capacitada e experiente, que passa por constantes capacitações. As instalações físicas e os equipamentos são de ponta. O centro cirúrgico é equipado para realizar procedimentos de alta complexidade, como transplante de fígado. Além disso, os pacientes contam com seis unidades de tratamento intensivo.
SERVIÇOS APRIMORADOS
Outra medida adotada para reforçar a segurança e facilitar o atendimento médico, foi a implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), um sistema que permite que todos os dados do paciente - solicitação, resultado de exames ou medicamentos administrados - sejam acessados pelos profissionais de saúde. Isso ajuda o profissional de saúde a tomar as medidas mais assertivas para o tratamento.
Desde 2013, quando o Ministério da Saúde instituiu a criação do Núcleo de Segurança do Paciente, o Hospital Alberto Urquiza passou a contar com este setor. No entanto, desde 2010, a unidade hospitalar já era certificada por desenvolver ações voltadas para a segurança do paciente.
RECONHECIMENTO
Por ter todo esse cuidado com o paciente, o Hospital Alberto Urquiza é reconhecido por instituições sérias. Ele é o único na Paraíba - e um dos poucos no país - a ter o selo de Acreditação com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) às instituições de saúde que garantem qualidade no atendimento prestado, com a padronização dos processos assistenciais e a cultura voltada para a segurança do paciente.
Também possui o selo Integrante do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP), por realizar as melhores práticas para prevenção de infecções. Apenas 180 hospitais em todo o país contam com esta certificação, que é reconhecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG) como entidade gestora.