O diabetes não tem cura, mas é possível conviver com a doença sem perder a qualidade de vida ou sofrer com suas complicações. Para tanto, é preciso adotar alguns cuidados para controlar os fatores de risco. Entre eles, estão hipertensão arterial, obesidade, sedentarismo e alimentação desregrada.
“O diabetes é uma doença que oferece ao paciente a oportunidade de ter uma boa qualidade de vida. Isso vai depender da atitude e disciplina de cada um”, afirma a endocrinologista Maria da Luz Gorenstin, que integra o Grupo de Educação em Saúde em Diabetes da Unimed João Pessoa. “Se o paciente faz o controle do diabetes, vai viver bem. Caso contrário, assumirá o risco das complicações”, alerta.
ORIENTAÇÕES
Esta terça-feira (14) é o Dia Mundial do Diabetes. Para orientar a população sobre condutas que ajudam a evitar ou controlar a doença, a equipe de Comunicação da Unimed João Pessoa preparou uma matéria especial para veiculação no site G1 Paraíba.
Além das orientações da endocrinologista Maria da Luz, o texto traz o depoimento da dona de casa Denise Zago de Alencar, 63 anos, que conta o que faz para manter o diabetes sob controle. Uma dica: ela e o marido Enoque Gomes de Alencar, 70 anos, participam do grupo de diabetes da Unimed João Pessoa.
LEIA
Para ler a matéria completa sobre diabetes, basta clicar no link abaixo:
Convivendo bem com o diabetes