• Início
  • Notícias
  • Número de pessoas que sofrem de hipertensão está cada vez maior

Notícias

Número de pessoas que sofrem de hipertensão está cada vez maior

Publicada em 02/08/2008 às 09h25

Entre 20% e 40% dos adultos sofrem de hipertensão arterial no Brasil e o número está cada vez maior. A informação é do cardiologista Fulvio Petrucci, ministrante da primeira palestra do 6º Encontro sobre Saúde para Clientes e não Clientes, que está sendo realizado na manhã deste sábado no auditório do Shopping Sebrae pela Unimed JP. O evento tem como tema “Controle sua hipertensão. O seu corpo merece atenção”.

De acordo com Fulvio Petrucci, a hipertensão arterial tem um forte impacto na vida das pessoas. Ele fez um alerta para os obesos: 65% das mulheres e 75% dos homens com excesso de peso sofrem de pressão alta.

O médico disse que é necessário se cuidar logo que for diagnosticada a doença. O procedimento básico é fazer a verificação regularmente da pressão, de preferência com profissionais de saúde. Além disso, é preciso levar uma vida saudável e cuidar de patologias que estejam contribuindo para elevar a pressão arterial.

Fulvio Petrucci explicou que a Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que para ser diagnosticada a hipertensão é preciso que ela ocorra, pelo menos, em três ocasiões diferentes. Isso é importante porque o problema pode ocorrer, eventualmente, em situações de grande estresse.

Quando a pessoa faz o tratamento adequado, controla a hipertensão arterial e pode levar uma vida completamente normal. Do contrário, pode sofre conseqüências graves. Entre elas, estão derrame cerebral, diminuição da visão por lesões na retina, doenças do coração, danos graves nos rins e lesões nas artérias.