Um hospital mais seguro para o paciente, com várias ações, protocolos e rotinas para prevenção e detecção de riscos. Assim é o Hospital Alberto Urquiza Wanderley, que desde 2010 recebeu um selo por desenvolver ações voltadas para a segurança do paciente: a Acreditação Hospitalar Nível 1.
Em 2013, quando o Ministério da Saúde instituiu a resolução que cria o Núcleo de Segurança do Paciente, o hospital já colocava em prática ações de segurança. No Alberto Urquiza Wanderley, o Escritório da Qualidade é responsável por instituir ações para a segurança do paciente, em conjunto com o Comitê de Segurança, por isso, a instituição tem uma política de segurança consolidada.
O Núcleo de Segurança do Paciente tem a missão de proteger a saúde da população e intervir nos riscos advindos do uso de produtos e dos serviços a ele sujeitos, por meio de práticas de vigilância, controle, regulação e monitoramento sobre os serviços de saúde e o uso das tecnologias disponíveis para o cuidado.
Além do Núcleo de Segurança do Paciente, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley criou o Comitê de Segurança do Paciente, que define e monitora uma série de iniciativas voltadas à segurança do paciente, consistindo em um componente extremamente importante na busca pela qualidade das atividades desenvolvidas nos serviços de saúde.
Na prática, o paciente que precisa dos cuidados do Alberto Urquiza pode ter a certeza que está sendo assistido por profissionais que seguem diretrizes para minimizar as possibilidades de riscos. Além disso, esses profissionais passam por treinamentos e seguem protocolos e rotinas que são capazes de detectar se há algum risco eminente e assim fazer com que não aconteça. No entanto, se algum problema acontecer, a equipe é preparada para minimizar as consequências.
A segurança do paciente é primordial para o atendimento no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, desde a entrada deste paciente, que passa pela classificação de risco, identificação segura ou check list seguro no caso de cirurgias, por exemplo.
Hoje, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley é o único no Estado com o certificado de Acreditação Plena Nível 2.
GESTÃO DE RISCO
A gestão de riscos é uma ferramenta pertinente a vários tipos de serviços que buscam reduzir a chance de algum resultado não esperado e negativo acontecer ou, se esse acontecer, que seu impacto seja o menor possível e que não cause danos.
Ela é um método de gestão utilizado em diferentes setores do hospital para que seja obtida a excelência, resultado esperado quando se trabalha com qualidade nos processos, sejam eles administrativo, financeiros, jurídicos ou assistenciais.
Assim, a gestão de riscos é necessária para a ação, ou seja, é elemento para a ação estratégica que auxiliará a organização em seu planejamento. Na assistência, seu emprego auxiliará sobremaneira a obtenção da segurança do paciente, evitando danos desnecessários e maximizando a obtenção de resultados esperados.