• Início
  • Notícias
  • Novo sistema agilizará atendimento no Hospital Unimed João Pessoa

Notícias

Novo sistema agilizará atendimento no Hospital Unimed João Pessoa

Publicada em 14/11/2012 às 15h

Hospital Unimed JP adotará o Protocolo de Manchester no Pronto Atendimento Hospital Unimed JP adotará o Protocolo de Manchester no Pronto Atendimento

O Hospital Unimed João Pessoa implantará, em dezembro, um novo modelo de classificação de risco que vai melhorar a assistência no Pronto Atendimento (PA), serviço de urgência e emergência da instituição. É o Protocolo de Manchester, utilizado em 18 países com a finalidade de organizar as prioridades de atendimento nos serviços de urgência e emergência dos hospitais, agilizando a assistência de acordo com a gravidade de cada paciente e aumentando a segurança.

A classificação de risco é a determinação do grau de risco de uma pessoa que procura um serviço de saúde. Ao dar entrada no setor de urgência e emergência, o paciente é classificado, recebendo uma prioridade que determina o tempo alvo para o primeiro atendimento médico. Essa prioridade é baseada na situação clínica e não na ordem de chegada, seguindo protocolos cientificamente aprovados, como o de Manchester.

Para organizar o atendimento, os pacientes são identificados por cores. No caso do Protocolo de Manchester, são utilizadas cinco: vermelho, para emergências; laranja, para casos muito urgentes; amarelo, para urgências; verde, para casos pouco urgentes; e azul para não urgências.

Atualmente, o Hospital Unimed JP já utiliza um modelo de classificação de riscos. A direção da instituição decidiu, no entanto, mudar para o Protocolo de Manchester porque ele é o que tem maior validação científica internacional. Dos 18 países que o utilizam, a maioria está na Europa. São países desenvolvidos e com medicina de ponta.

A adoção desse protocolo também é uma exigência para recertificação do Hospital Unimed JP como uma instituição que tem Acreditação Hospitalar, um selo de qualidade do setor.

TREINAMENTO

Os funcionários do Hospital Unimed JP que farão a triagem dos pacientes que derem entrada no PA estão participando de um curso nesta quarta-feira (14), durante todo o dia, no auditório da instituição, com uma equipe do Grupo Brasileiro de Classificação de Risco, que tem a autorização para capacitar as instituições que decidem implantar o Protocolo de Manchester no Brasil. Durante o treinamento, eles estão sendo capacitados para fazer a triagem. Ao final, serão titulados como \"Classificadores\".

Na terça-feira (13) à noite, o Protocolo de Manchester foi apresentado para médicos, gerentes, coordenadores e outros funcionários da Unimed João Pessoa.

VANTAGENS

A diretora Administrativa do Grupo Brasileiro de Classificação de Risco, Maria do Carmo Paixão Raushe, destacou que o Protocolo de Manchester possibilita mais organização para a instituição de saúde que o implanta e aumenta a segurança do paciente, impedindo que ocorram mortes evitáveis, perdas de órgãos e funções dos pacientes. Indiretamente, ainda melhora o processo de gestão hospitalar.

Maria do Carmo lembra que as pessoas também podem contribuir para melhorar o atendimento em um serviço de urgência e emergência através da conscientização sobre quando procurá-lo ou da compreensão de que casos mais graves serão sempre prioridade.