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Novas tecnologias ajudam o profissional da saúde a fidelizar os clientes

Publicada em 04/11/2010 às 07h

Palestra aconteceu na manhã do último sábado (30), no Hospital Unimed JP Palestra aconteceu na manhã do último sábado (30), no Hospital Unimed JP

A importância da ampliação dos canais de relacionamento entre os profissionais de saúde e seus clientes. Este foi um dos principais pontos abordados pelos participantes da palestra “Marketing de Relacionamento no Setor de Saúde” realizada no último sábado (30), no auditório do Hospital Unimed JP.

O evento contou com a presença de cerca de 50 participantes entre médicos cooperados e funcionários da Cooperativa. O ministrante foi o consultor e conferencista de empresas nacionais e multinacionais, Narciso Machado. Durante a palestra foram apresentadas técnicas e métodos que objetivam a melhoria do relacionamento entre a empresa de saúde, seus profissionais e os clientes.     

“O Marketing de Relacionamento procura enfatizar a interatividade, a conectividade e a criatividade entre o profissional e sua rede de relacionamentos. É uma filosofia que determina uma cultura empresarial com foco no negócio e pressupõe novas formas de comunicação em busca de relacionamentos mais profundos e duradouros entre profissional e seus clientes”, explicou o palestrante.

Entre as várias técnicas apresentadas pelo consultor, esteve a da importância da fidelização de clientes, elaborada através de estratégias de persuasão aplicadas ao marketing de relacionamento, sob a visão que os clientes têm do profissional de saúde.

O conteúdo apresentado foi bastante comentado pelo pediatra e cooperado da Unimed JP, Cláudio Orestes Britto. Segundo ele, é preciso que os profissionais da medicina procurem se reciclar e utilizar cada vez mais ferramentas como a Internet para que a novas oportunidades de trabalho sejam criadas.

“A técnica de relacionamento com os clientes é importante para incorporamos no dia-a-dia do nosso trabalho e assim angariarmos cada vez mais pacientes. Isso deveria ser implantado durante o início da nossa formação na academia para que nós médicos já saíssemos da universidade preparados o mundo competitivo que vivenciamos hoje”, disse.

INOVAÇÕES

O uso de novas tecnologias na relação entre profissional de saúde e o paciente foi outro ponto comentado entre os participantes da palestra. Para a neurologista Aliane Barbosa Leal, a utilização da Internet nos consultórios médicos possibilita a abertura de várias oportunidades para os profissionais de saúde.

“Estamos em plena era da tecnologia e admito que nós médicos temos uma pequena rejeição em querer informatizar nossos consultórios. Mas, isso tem que mudar. É preciso fazer uso dessas novas tecnologias cada vez mais e com isso manter um melhor relacionamento com os nossos  pacientes. Essas informações adquiridas durante a palestra facilitará bastante esse feedback com os nossos pacientes,” reconheceu.

Outro cooperado a aprovar o conteúdo apresentado durante a palestra foi o cirurgião Klécius Leite Fernandes. Para ele, o Marketing de Relacionamento baseia-se num processo de construção e monitoramento contínuos de informação engajados em pilares fundamentais para a medicina como o conhecimento, a experiência, a organização, disciplina, autoconfiança, iniciativa e foco em cima dos clientes.

“Hoje não basta você ter apenas o conhecimento técnico, você tem que aprender a manter uma boa imagem e transmitir mais segurança ao paciente. Essa palestra serve para aprimorar o conhecimento do profissional de medicina e posteriormente na melhoria da qualidade do atendimento ao nosso cliente que também são nossos pacientes,” disse.

“Valeu muito a pena estar presente a este evento. Aqui aprendi novos conhecimentos, que julgo fundamentais, em torno do Marketing de Relacionamento que servirão para toda a minha vida profissional. A Unimed JP está de parabéns pela iniciativa”, completou.

COMUNICAÇÃO

Durante a palestra, o consultor Narciso Machado enfatizou a importância dos médicos e demais profissionais de saúde manterem canais de relacionamento e comunicação permanente com os seus clientes.

 

Para a ginecologista Jordana Pascoal Machado, a incorporação dos profissionais de saúde a utilização de novos recursos como redes sociais, newsletters, páginas pessoais na Internet, entre outras ferramentas de informação, são de grande valia para divulgação das atividades do profissional e para ampliação do número de novos clientes. 

 

“É uma inovação que somente cabe a nós cooperados aderirmos e implantarmos essas ações do Marketing de Relacionamento em nossos consultórios. Essas técnicas ajudarão a manter e angariar novos clientes e será de fundamental importância para a melhoria do nosso relacionamento com os nossos pacientes,” comentou.   

A palestra fez parte das atividades de educação continuada elaboradas pela Unimed JP para seus cooperados e funcionários. A promoção foi da Secretaria de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano, através da Coordenação de Capacitação Cooperativista.

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