O Movimento Nós Podemos Paraíba, coordenado pelo Instituto UniGente, está engajado na campanha “Levante-se e faça sua parte”, que tem como alvo o combate à fome e a divulgação dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Programada para os dias 17, 18 e 19 deste mês, a mobilização será realizada em todo o mundo. No último ano, mais de 43 milhões de pessoas se “levantaram” para exigir que os líderes mundiais cumpram suas promessas de acabar com a pobreza e a desigualdade.
Na Capital, o Nós Podemos Paraíba está planejando uma programação especial para que governos, empresas e a sociedade mantenham suas promessas para acabar com a extrema pobreza e alcançar os ODM. Entre elas, estão uma ação social no Bairro das Indústrias, das 13h às 17h30, e o 7ª Mega-Ação Social da Escola e as Faculdades de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança, das 8h às 12h, no dia 17.
A campanha “Levante-se e faça sua parte” é uma iniciativa da Campanha do Milênio da Organização das Nações Unidas (United Nations Millennium Campaign) e da Chamada Global pela Ação contra a Pobreza (Global Call to Action against Poverty - GCAP).
OBJETIVOS DO MILÊNIO
Os ODMs foram estabelecidos durante a Cúpula do Milênio, realizada em setembro de 2000 na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos, com a participação de 191 países. Eles servem de parâmetro para que cada pessoa faça algo na sua comunidade, doando-se um pouco mais em um projeto de solidariedade para ajudar a transformar a sociedade e melhorar a qualidade de vida de todos.
Apesar de o primeiro ODM ser acabar com a fome e a miséria, 50 mil pessoas morrem todo o dia como resultado da extrema pobreza e a distância entre ricos e pobres está cada vez maior. Confira, abaixo, quais são as metas:
1. Erradicar a extrema pobreza e a fome
2. Atingir o ensino básico universal
3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde materna
6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças
7. Garantir a sustentabilidade ambiental
8. Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento