• Início
  • Notícias
  • Nós Podemos PB lança portal e firma convênio com entidade portuguesa

Notícias

Nós Podemos PB lança portal e firma convênio com entidade portuguesa

Publicada em 01/04/2011 às 00h

Portal pode ser acessado pelo endereço www.nospodemosparaiba.org.br Portal pode ser acessado pelo endereço www.nospodemosparaiba.org.br

Funcionar como um canal de debate voltado ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), este é o objetivo principal do Portal do Movimento Nós Podemos Paraíba (NPPB) na internet. A página foi lançada oficialmente na manhã desta sexta-feira (1), durante a programação do I Congresso Internacional de Direito do Consumidor, no auditório do Unipê, na Capital.   

O portal já está no ar e funciona sob o endereço www.nospodemosparaiba.org.br. A nova página funcionará como uma ferramenta de utilidade pública, destinada a pessoas físicas e jurídicas que participam, direta ou indiretamente, de ações, propostas, ideias e opiniões relacionadas ao alcance dos ODM, que são oito metas, estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que devem ser seguidas por 191 países para a diminuição das desigualdades sociais no mundo.

“A ideia deste Portal surgiu da necessidade de disponibilizar ao povo paraibano um canal de diálogo democrático, onde seja possível trocar experiências, pensamentos e divulgar ações que tenham como tema os objetivos de desenvolvimento do milênio, traçados pela ONU. Através da página, as pessoas também terão a oportunidade de saber como poderão contribuir para diminuir cada vez mais com as desigualdades sociais”, comentou Núbia Gonçalves, coordenadora do NPPB e do Instituto UniGente, que também integra o movimento.

COOPERAÇÃO TÉCNICA

Após o lançamento, foi firmado um convênio de cooperação técnica entre o Movimento Nós Podemos Paraíba e o Centro de Estudos de Direito do Consumo de Coimbra (CEDC/Portugal). Assinaram o protocolo de intenções o diretor do CEDC, Mário Frota e a coordenadora do NPPB, Núbia Gonçalves.

Em representação aos membros do Movimento, assinaram também a secretária de saúde do município, Roseana Meira, que na ocasião representou a Prefeitura de João Pessoa; os prefeitos Pollyana Dutra (Pombal) e Francisco Dutra Sobrinho (Brejo do Cruz) e a diretora executiva do Sistema Correio de Comunicação, Beatriz Ribeiro.

AÇÕES DIRETAS

De acordo com o convênio assinado, o CEDC se propõe a desenvolver, em regime de cooperação, ações diretas de formação e educação no âmbito jurídico do direito do consumidor e derivados dos ODM. Para isso, será autorizada a vinda ao Brasil de integrantes daquele Centro de Estudos para a promoção de cursos de formação, pós-graduação e extensão, direcionados a educadores, estudantes e estagiários brasileiros relacionados com as organizações integrantes do NPPB.

Em contrapartida, o NPPB irá disponibilizar espaço para as publicações, atividades e ações empreendidas pelo CEDC em sua página virtual na internet, e em veículos de comunicação parceiros do movimento.

“O convênio firmado irá facultar ao Nós Podemos Paraíba o saber jurídico que revelam da promoção dos interesses e da tutela dos direitos dos consumidores, nomeadamente nos programas e projetos voltados ao consumo sustentável e ao acesso dos consumidores aos bens essenciais e a uma vida digna e condizente com a essência da condição humana”, concluiu Núbia Gonçalves.