Funcionar como um canal de debate voltado ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), este é o objetivo principal do Portal do Movimento Nós Podemos Paraíba (NPPB) na internet. A página foi lançada oficialmente na manhã desta sexta-feira (1), durante a programação do I Congresso Internacional de Direito do Consumidor, no auditório do Unipê, na Capital.
O portal já está no ar e funciona sob o endereço www.nospodemosparaiba.org.br. A nova página funcionará como uma ferramenta de utilidade pública, destinada a pessoas físicas e jurídicas que participam, direta ou indiretamente, de ações, propostas, ideias e opiniões relacionadas ao alcance dos ODM, que são oito metas, estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que devem ser seguidas por 191 países para a diminuição das desigualdades sociais no mundo.
“A ideia deste Portal surgiu da necessidade de disponibilizar ao povo paraibano um canal de diálogo democrático, onde seja possível trocar experiências, pensamentos e divulgar ações que tenham como tema os objetivos de desenvolvimento do milênio, traçados pela ONU. Através da página, as pessoas também terão a oportunidade de saber como poderão contribuir para diminuir cada vez mais com as desigualdades sociais”, comentou Núbia Gonçalves, coordenadora do NPPB e do Instituto UniGente, que também integra o movimento.
COOPERAÇÃO TÉCNICA
Após o lançamento, foi firmado um convênio de cooperação técnica entre o Movimento Nós Podemos Paraíba e o Centro de Estudos de Direito do Consumo de Coimbra (CEDC/Portugal). Assinaram o protocolo de intenções o diretor do CEDC, Mário Frota e a coordenadora do NPPB, Núbia Gonçalves.
Em representação aos membros do Movimento, assinaram também a secretária de saúde do município, Roseana Meira, que na ocasião representou a Prefeitura de João Pessoa; os prefeitos Pollyana Dutra (Pombal) e Francisco Dutra Sobrinho (Brejo do Cruz) e a diretora executiva do Sistema Correio de Comunicação, Beatriz Ribeiro.
AÇÕES DIRETAS
De acordo com o convênio assinado, o CEDC se propõe a desenvolver, em regime de cooperação, ações diretas de formação e educação no âmbito jurídico do direito do consumidor e derivados dos ODM. Para isso, será autorizada a vinda ao Brasil de integrantes daquele Centro de Estudos para a promoção de cursos de formação, pós-graduação e extensão, direcionados a educadores, estudantes e estagiários brasileiros relacionados com as organizações integrantes do NPPB.
Em contrapartida, o NPPB irá disponibilizar espaço para as publicações, atividades e ações empreendidas pelo CEDC em sua página virtual na internet, e em veículos de comunicação parceiros do movimento.
“O convênio firmado irá facultar ao Nós Podemos Paraíba o saber jurídico que revelam da promoção dos interesses e da tutela dos direitos dos consumidores, nomeadamente nos programas e projetos voltados ao consumo sustentável e ao acesso dos consumidores aos bens essenciais e a uma vida digna e condizente com a essência da condição humana”, concluiu Núbia Gonçalves.