O Movimento Nós Podemos Paraíba participou nas últimas quarta (7) e quinta-feira (8) de seminário sobre a municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), no auditório do Hotel Tambaú, em João Pessoa. Na ocasião, foram discutidas as temáticas da municipalização e inserção dos ODM nas ações de Responsabilidade Social Empresarial já desenvolvidas pelas indústrias paraibanas.
O Nós Podemos Paraíba é formado por cerca de 70 instituições, entre elas a Unimed JP e o Instituto UniGente. O movimento tem o objetivo de estimular ações no estado que contribuam para os oito ODM. O seminário abriu oficialmente a programação do 1º Congresso SESI e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
O evento foi aberto com a participação da cantora paraibana e Embaixatriz do Movimento Nós Podemos Paraíba, Renata Arruda. Em seguida, a Coordenadora do Nós Podemos Paraíba JUVENTUDE, Maristela Nóbrega, apresentou os resultados do trabalho desenvolvido pelo Movimento nos municípios do Estado.
PROCESSO CONTÍNUO
Representando a Secretaria Executiva da Presidência da República, o Secretário Wagner Caetano, da Secretaria Nacional de Estudos e Projetos Político-Institucionais, destacou o apoio do Governo Federal para os projetos que visam à melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. Segundo ele, a implantação dos ODM em todos os municípios da Paraíba deve ser um processo contínuo.
“Temos que partir para a municipalização, ou seja, aproximar os Objetivos das prefeituras e da população. Isso porque, o Brasil vai bem com relação ao cumprimento dos ODM e já atingiu várias metas, mas quando os números são desagregados, percebe-se que muitos municípios estão longe dessa realidade”, disse.
O Secretário disse ainda que, constitucionalmente, em função da descentralização dos recursos, os municípios têm atribuições que vão ao encontro dos ODM, como por exemplo, a obrigatoriedade de investimentos na área de saúde e educação. “Os governos municipais têm que se envolver nessa plataforma. Os Objetivos do Milênio têm que estar na agenda das prefeituras. Temos que entender que os ODM são uma estratégia para andar rápido na solução de alguns problemas e para caminhar rumo ao desenvolvimento humano”, ressaltou.