O Movimento Nós Podemos Paraíba estará, juntamente com o Ministério Público, auxiliando os municípios do Estado a reduzirem a mortalidade materno-infantil. Essa atividade será desenvolvida através dos núcleos do Movimento, que estão espalhados por todo o Estado, com o objetivo de dar apoio técnico e logístico aos projetos desenvolvidos ou que tiveram a adesão do Nós Podemos.
A atuação do MovImento na luta contra a mortalidade materna foi selada durante o 1º Fórum Estadual de Atenção Humanizada Materna e Neonatal, foi realizado no última quinta-feira, das 8h às 18h, no Quality Hotel Faraó, no Cabo Branco, em João Pessoa.
Participaram do Fórum os 21 municípios com as taxas mais altas de mortalidade, além de diretores de hospital e maternidades, e representantes de iniciativas privadas de todo o Estado e de organizações de sociedades civis organizadas.
A abordagem da redução da mortalidade materna infantil dentro de um fórum onde participam vários segmentos da sociedade é uma demonstração de que o Estado está em constante alerta sobre o assunto e busca a melhoria e inserção de novas políticas públicas para o enfrentamento à redução da taxa de mortalidade materno infantil no Estado, que oscila entre 18 e 21 óbitos para cada mil crianças nascidas vivas.
AUXÍLIO PARA ALCANCE DOS ODM
Criado oficialmente no dia 31 de julho do ano passado, o Movimento Nós Podemos Paraíba tem como finalidade divulgar, disseminar e monitorar projetos sociais em toda a Paraíba, que visem ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A iniciativa já conta com mais de 70 adesões.
Os ODM são as oito metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que devem ser cumpridas até 2015 por 191 países, inclusive o Brasil.