• Início
  • Notícias
  • Norovírus é um dos principais causadores das infecções nos cruzeiros

Notícias

Norovírus é um dos principais causadores das infecções nos cruzeiros

Publicada em 04/02/2009 às 11h50

No auge da temporada de cruzeiros no litoral brasileiro, notícias sobre mortes e intoxicações a bordo de navios podem causar apreensão a turistas com viagem marcada. Segundo especialistas, no entanto, os casos não têm relação e não há precauções a serem tomadas antes do embarque.

O norovírus, responsável pelo surto que atingiu mais de 350 turistas que viajavam no navio MSC Sinfonia, no início de janeiro, é um dos principais causadores de infecções em cruzeiros internacionais.

A diarreia aguda é o sintoma mais comum e, na maioria dos casos, cessa espontaneamente. É preciso, no entanto, ingerir bastante líquido para afastar o risco de desidratação.

Alimentos crus manipulados por mãos infectadas também transmitem o vírus, mas não é preciso abdicar de saladas e frutas porque não se trata da principal forma de contaminação.

HIGIENE

A melhor maneira de evitar a transmissão, por via fecal-oral, é higienizar as mãos com frequência. É preciso lavar muito bem as mãos depois de ir ao banheiro e sempre que for manipular algum alimento. O uso de álcool em gel ou lencinhos umedecidos em álcool também é indicado.

(Com informações da Folha de São Paulo)