Mais de dois terços dos municípios do Nordeste registraram alta no desenvolvimento e na saúde, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Os dados, embora ainda abaixo da média nacional, podem ser considerados consequência da preocupação de alguns hospitais da região em proporcionar um atendimento cada vez mais de qualidade.
É o caso do Hospital Unimed JP, único da Paraíba com alto padrão de qualidade atestado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma entidade não governamental responsável por certificar empresas da área de saúde, embasada nos valores de credibilidade, legitimidade, qualidade, ética e resultado.
No Nordeste, apenas 10 hospitais possuem essa certificação – dos 131 hospitais acreditados em todo o Brasil - que consiste em um sistema de avaliação de qualidade elaborado especificamente para a assistência médica em hospitais. O certificado, concedido ao Hospital Unimed JP no último dia 10, obedece a padrões específicos de desempenho, que visam reduzir os riscos para pacientes e profissionais e aumentar as chances de sucesso.
A acreditação tem início com uma avaliação de qualidade e de procedimentos, baseada em padrões internacionalmente legitimados. Essa avaliação gera um conjunto de orientações para a empresa, com vistas à melhoria de seu desempenho. Implantadas as mudanças, o cliente passa a receber segurança, tratamento de melhor qualidade e garantia de seus direitos.
Quando as empresas avaliadas apresentam um nível de conformidade satisfatório, recebem o reconhecimento de instituições de credibilidade comprovada. Estas empresas enfatizam principalmente a orientação dos profissionais de saúde, no sentido de que promovam a educação continuada e se aperfeiçoem tanto em suas áreas específicas de atuação quanto no trabalho em equipe. Em seguida, é combinado um prazo para uma futura nova avaliação, a fim de que as empresas façam os reajustes necessários e se habilitem a receber a acreditação.
RECONHECIMENTO
Com estrutura composta por equipamentos de ponta, 252 leitos, maternidade, completo Centro de Terapia Intensiva, Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), moderno Centro Cirúrgico que conta com a única Unidade de Recuperação Pós-Anestésica (U.R.P.A.) da rede hospitalar privada paraibana e mais de 1,5 mil profissionais, o Hospital Unimed JP realiza cerca de mil internações, 800 cirurgias sendo 300 de alta complexidade e 120 partos todo mês.
Além disso, é escolhido, mensalmente, por mais de 10 mil pessoas que precisam de atendimento de urgência. O Hospital é, também, a única instituição autorizada pelo Ministério da Saúde a realizar transplantes de coração, fígado, rins e conjugado (rins e pâncreas, simultaneamente). Detém o título de pioneiro no Estado na realização destes transplantes.
Manter uma estrutura de tamanha complexidade funcionando com qualidade é um desafio constante. Mas isso vem sendo conseguido. A procura dos clientes e as autorizações concedidas pelo Ministério da Saúde nada mais são do que um reconhecimento do alto padrão oferecido e colocam o Hospital Unimed JP entre os melhores do Norte-Nordeste.