Com estrutura diagnóstica própria, dezenas de equipamentos de última geração e equipe altamente qualificada, o Hospital Unimed JP ostenta também um dos menores índices de infecção hospitalar do país.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), o índice nacional varia entre 13% e 15%, um dos mais elevados do mundo, que possui médica de 5%. No Hospital Unimed JP este índice varia de 1 a 1,5%.
O resultado é fruto de um intenso trabalho da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), aliado à estrutura física do local, que foi construída de modo a evitar o problema. Criada desde a fundação do Hospital, há quase 11 anos, ela é responsável pela elaboração, implementação e supervisão de normas e rotinas técnico-operacionais para controle destes problemas.
Na estrutura física, o Hospital Unimed JP foi construído para prevenir e dificultar casos de infecção. Diversos detalhes foram considerados. O transporte de material contaminado, por exemplo, não circula no mesmo corredor de material limpo. Já o sistema de ventilação é provido de filtros biológicos e de configurações técnicas que impedem a circulação de ar contaminado.
As pessoas que precisam estar no Hospital também recebem orientações, permanentemente, para contribuir com a prevenção de infecções, a exemplo da importância de lavar as mãos. A aplicação das normas implantadas pela CCIH são fundamentais para um resultado positivo.