O nadador Kaio Márcio e a corredora Ednalva Laureano da Silva, a Pretinha, paraibanos conhecidos por conquistas importantes no esporte, estarão liderando, a partir desta terça-feira, uma das competições mais delicadas e grandiosas do mundo: a erradicação de problemas sociais.
Os dois serão embaixadores do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e do Movimento Nós Podemos Paraíba, coordenado pelo Instituto UniGente. Uma das missões importantes dos novos embaixadores é auxiliar na disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), oito metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que devem ser alcançadas até 2015.
O compromisso foi firmado nesta quinta-feira (3), durante dois encontros, na sede Unimed JP, com o presidente da Cooperativa e do Instituto UniGente e secretário Executivo do Movimento Nós Podemos Paraíba, Aucélio Melo de Gusmão; a supervisora do Instituto UniGente e coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraíba, Núbia Gonçalves; o secretário de Comunicação e Desenvolvimento Mercadológico da Unimed JP e coordenador de Marketing do Nós Podemos Paraíba, Walter Dantas; e pela representante do Banco do Brasil, Luciana Sanches.
Pela manhã, José Márcio Almeida, pai de Kaio Márcio – que não pôde comparecer por estar se preparando para um campeonato – autorizou a utilização da imagem do nadador em materiais publicitários que visem ao cumprimento dos ODM. À tarde, foi a vez de Pretinha assinar o compromisso de melhorar a qualidade de vida de pessoas carentes.
“Com o apoio dos dois, nós estaremos mais fortes para vencer o desafio de tornar o mundo um pouco mais justo”, enfatizou o secretário Executivo do Nós Podemos Paraíba, Aucélio Gusmão.
O QUE SÃO OS ODM
Os Objetivos do Milênio foram definidos durante reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova Iorque em 2000, quando líderes de 189 nações oficializaram um pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo até 2015.
O sucesso deste compromisso será possível pela adoção de oito iniciativas, conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio:
1. Acabar com a extrema pobreza e a fome;
2. Educação básica de qualidade para todos.
3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
4. Reduzir a mortalidade infantil;
5. Melhorar a saúde das gestantes;
6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças;
7. Garantir a sustentabilidade ambiental;
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.