Quem vê o sorriso fácil da pequena Amanda (nome fictício), de apenas seis anos de idade, não imagina que, há mais de um ano, ela luta contra um câncer nos rins. Passou por cirurgia, retirou o tumor de sete centímetros e precisa viajar toda semana 157,3 quilômetros de Remígio até João Pessoa para fazer sessões de quimioterapia.
A distância dos amigos, da escola e dos dois irmãos é amenizada pelo amor incondicional da mãe, que a acompanha, e o carinho dos voluntários do Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC), entidade filantrópica que dá apoio às crianças que vêm do interior em busca de tratamento para a doença na Capital e aos seus acompanhantes.
A mãe de Amanda, cujo nome não será revelado para preservar a menina, conta que enfrentou bastante dificuldade nas primeiras vezes em que precisou vir a João Pessoa. Um dia, no Hospital Napoleão Laureano, as mães de outros pacientes comentaram com ela sobre a existência do NACC. A partir daí, tudo ficou mais fácil. “[Ao chegar ao NACC], fui muito bem tratada, recebi apoio de psicólogo, alimentação e local onde ficar com minha menina. Foi um grande alívio. Nem sei como agradecer”, declara.
O INÍCIO
Criado pelo hematologista Gílson Espínola Guedes, médico cooperado da Unimed JP, o Núcleo é mantido através de doações. O local atende mães e filhos que vêm de várias cidades da Paraíba e até de Estados vizinhos, como Rio Grande do Norte e Pernambuco.
A supervisora da instituição, Samara Luna, conta que a ideia de iniciar o trabalho surgiu porque quando saía do Hospital Napoleão Laureano, instituição referência no tratamento de câncer na Paraíba, o médico percebia que várias mulheres que vinham do interior ficavam na rua, à espera da próxima consulta para os filhos portadores de câncer.
Sensibilizado com a situação, Gílson Guedes buscou apoio de voluntários e criou um local para acomodar os pacientes e amenizar o sofrimento. Nasceu ali o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer. Hoje, a instituição tem mais de 60 voluntários, 10 funcionários e inúmeros beneficiados.
CONFORTO
Um mapa da Paraíba exposto em um quadro em uma das paredes do NACC indica a procedência das pessoas beneficiadas pela entidade. “Aqui, recebemos pessoas de Cajazeiras, Souza, São Bento, Campina Grande, Alagoa Grande. Atendemos 123 crianças ao mês. Temos 14 dentistas e quatro psicólogos. Todos voluntários”, informa a supervisora Samara Luna.
O Núcleo tem capacidade para abrigar 48 hóspedes de uma só vez. Mas, geralmente, atende de 12 a 15 pacientes por dia. Enquanto aguardam as consultas, as crianças e suas mães recebem todo o conforto e carinho de que precisam. “Fornecemos seis refeições por dia. Aqui, não existe prazo para ir embora. As pessoas ficam pelo tempo que precisarem”, conta Samara.
Enquanto os filhos brincam, as mães podem assistir a aulas de alfabetização e fazer cursos de artesanato, de culinária e de corte de cabelo. Quando retornam para casa, ainda recebem uma cesta básica. A ajuda tem feito a diferença na vida de pessoas simples que encontram no NACC força para transformar as adversidades da vida em esperança.
GUIA SOLIDÁRIO
Devido à importância desse trabalho, o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer é uma das instituições beneficiadas pela campanha Guia Solidário, realizado pela Unimed JP/Instituto UniGente e pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB). A finalidade da iniciativa é conseguir doações financeiras dos clientes da Cooperativa para ajudar seis entidades filantrópicas com atuação na Capital.
A campanha funciona da seguinte forma: ao receber o novo Guia Médico da Unimed JP, livreto onde consta a relação da rede de assistência médico-hospitalar da Cooperativa, o cliente é convidado a doar qualquer valor para uma as instituições. Iniciada no dia 8 de junho, a campanha será realizada até 8 de setembro.
Para ajudar o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer, basta depositar qualquer valor na conta aberta pela instituição no Unibanco especialmente para a campanha (Agência: 7609 / conta corrente: 110.932-2). Quem quiser conhecer um pouco mais o trabalho do NACC, pode ligar para os telefones 3241-3233 e 3222-8113 ou acessar o site da entidade (clique aqui).
Apesar de ter como público-alvo os clientes da Unimed JP, qualquer pessoa pode contribuir com a campanha Guia Solidário. Todas as informações sobre a iniciativa estão disponíveis na internet. Clique aqui para acessar.