• Início
  • Notícias
  • Mulheres atendidas pelo projeto do Instituto Unimed JP formam rede de apoio no combate ao câncer de mama

Notícias

Mulheres atendidas pelo projeto do Instituto Unimed JP formam rede de apoio no combate ao câncer de mama

Publicada em 09/10/2024 às 12h27

A mastologista Tarciane Campos é uma das voluntárias do projeto Mãos que Apoiam; Iniciativa é do Instituto Unimed JP e já atendeu 70 mulheres A mastologista Tarciane Campos é uma das voluntárias do projeto Mãos que Apoiam; Iniciativa é do Instituto Unimed JP e já atendeu 70 mulheres

Formar uma rede de conscientização entre mulheres é uma das estratégias de divulgar as medidas para o diagnóstico precoce e combate ao câncer de mama. Esta orientação foi reforçada na última segunda-feira (7) pelas mastologistas que integram o projeto Mãos que Apoiam, inciativa do Instituto Unimed João Pessoa que iniciou sua 5ª edição no atendimento de mulheres residentes em comunidades da capital e que estão no perfil de risco para a doença.

Na edição deste ano, o Mãos que Apoiam vai beneficiar 33 mulheres, com idades a partir dos 40 anos e em situação de vulnerabilidade social. Elas serão acompanhadas pelas mastologistas Débora Cavalcante, Tarciane Campos e Lakymê Mangueira, médicas cooperadas da Unimed João Pessoa que atuam como voluntárias no projeto.

A médica Débora Cavalcante reforçou a importância da campanha Outubro Rosa para conscientizar as mulheres, sobretudo nessa faixa etária, para o diagnóstico precoce do câncer de mama e realização da mamografia. Além disso, ela destacou a atuação das mulheres atendidas no projeto como multiplicadoras no combate ao câncer, compartilhando essas informações para outras mulheres. “A partir de agora, elas vão assumir o compromisso de conversar com as amigas, vizinhas e pessoas queridas sobre a importância do diagnóstico precoce e da mamografia todos os anos, a partir dos 40 anos”, disse a mastologista.

E a divulgação dessas ações preventivas entre as mulheres tem dado certo. Roseane Meireles da Silva, uma das beneficiadas pelo projeto do Instituto Unimed JP, ficou sabendo da iniciativa pela vizinha e foi em busca de informações sobre como participar. “Falei com ela e fui no posto de saúde. Depois, me encaminharam para ser atendida pelo projeto. Agora é só se cuidar”, disse a dona de casa, que será acompanhada pela mastologista Tarciane Campos.

Quem também passou pelo Mãos que Apoiam e se comprometeu em continuar fazendo os exames preventivos e falar sobre a importância da mamografia para as amigas e familiares é a dona de casa Judite dos Santos. Ela está entre as 20 mulheres beneficiadas pelo projeto na 4ª edição e conheceu a iniciativa através das vizinhas da comunidade São Rafael, onde mora. “Fui muito bem acompanhada. Posso dizer que quem participa está no céu, porque tem toda a assistência para se cuidar”, acrescentou.

AÇÃO SOCIAL

Ao longo das quatro edições, o projeto Mãos que Apoiam atendeu 70 mulheres. Ao participar, elas recebem acompanhamento médico por 12 meses e, ao longo desse período, terão consultas com as médicas voluntárias e todos os exames complementares e de imagem garantidos pela Unimed JP. Caso seja necessária cirurgia, a paciente realizará o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas continuará assistida pela Unimed JP.

“Estamos chegando ao quinto ano do projeto com mais mulheres beneficiadas e com assistência para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Minha gratidão às médicas cooperadas que se doam para esse projeto e se disponibilizam em ajudar essas pacientes”, reforçou o presidente do Instituto Unimed JP, Laércio Ataíde.

O Mãos que Apoiam é um dos projetos do Instituto Unimed JP, braço social da Unimed JP, que desenvolve diversas iniciativas com foco em saúde, cidadania, cultura, esporte, educação, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e voluntariado.