Mães que amamentam seus filhos por um total de um ano reduzem em quase 5% os riscos de desenvolver câncer de mama, sugere uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha. O estudo foi conduzido por pesquisadores da World Cancer Research Fund, uma organização de pesquisa sobre a doença. Eles fizeram uma revisão de quatro estudos sobre amamentação e concluíram que amamentar por pelo menos um ano reduz os riscos de desenvolver esse tipo de câncer em 4,8%.
De acordo com a pesquisa, os 12 meses de amamentação não precisam ser contínuos - amamentar dois bebês durante seis meses, por exemplo, teria o mesmo efeito na saúde das mães.
Segundo os pesquisadores, a amamentação diminui os níveis de alguns hormônios relacionados ao câncer no sangue das mães. Além disso, depois do período de aleitamento, o corpo elimina quaisquer células que podem ter o DNA danificado nas mamas, o que também contribui para uma diminuição no risco de desenvolver a doença.
O estudo ressalta ainda que os efeitos da amamentação não ocorrem apenas no corpo das mães, mas estendem-se para a saúde dos bebês.
A revisão das pesquisas sobre o aleitamento materno indica que bebês que foram amamentados são menos propensos a consumir muitas calorias ou proteínas em excesso e se tornarem obesos.
O excesso de gordura no corpo aumenta o risco de pelo menos seis tipos de câncer - nos rins, pancreático, no esôfago, de mama no período pós-menopausa, endometrial e nos intestinos.
MÃES SEM LEITE
Apesar dos inúmeros benefícios, algumas mães não conseguem amamentar os próprios filhos. É que alguns problemas emocionais e físicos podem impedir produção de leite e dificultar a amamentação. As dificuldades são mais intensas nas primeiras semanas.
Para ajudar a resolver esse problema, a Unimed JP criou o Posto de Coleta de Leite Humano. Dotado por uma equipe multidisciplinar, o serviço atende todas as mulheres que precisarem de ajuda, independentemente dela ser ou não cliente da Cooperativa.
Além de coletar leite, o setor oferece orientações às mães com dificuldades em amamentar os filhos. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A equipe pode ser acionada pelo número 2106-0393 e 2106-0298.
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
Composto por uma equipe multidisciplinar, o posto de coleta da Unimed consegue arrecadar até 80 litros de leite por mês. A quantidade é suficiente para atender os recém-nascidos do próprio hospital e de várias instituições da rede pública da Paraíba.
As doações são encaminhadas para o Banco de Leite Anita Cabral, localizado em Cruz das Armas. Lá, o material coletado é pasteurizado e passa por todos os procedimentos de higiene e segurança antes de ser destinado aos recém-nascidos.
(Com informações do site G1)