• Início
  • Notícias
  • Movimento social ajudará Estado a cumprir metas estipuladas pela ONU

Notícias

Movimento social ajudará Estado a cumprir metas estipuladas pela ONU

Publicada em 31/07/2009 às 07h

 Movimento social ajudará Estado a cumprir metas estipuladas pela ONU

Diminuir a extrema pobreza, melhorar as condições de saúde e garantir educação de qualidade para todos. Estes desafios estão incluídos nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), um conjunto de metas que devem ser cumpridas até 2015 por 191 países, inclusive o Brasil. Na Paraíba, algumas iniciativas têm sido desempenhadas em prol desses objetivos, como a campanha Natal pela Vida, que todos os anos é realizado pela rede de mobilização social Coep e pelo Sistema Correio de Comunicação em parceria com a Unimed JP /Instituto UniGente.

As ações voltadas para as metas do milênio, que já são colocadas em prática por diversas entidades, ganharão mais unidade e força a partir desta sexta-feira (31) no nosso Estado, com a criação do Movimento Nós Podemos Paraíba. A iniciativa - que une sociedade civil, empresas e órgãos governamentais – tem o papel de monitorar e avaliar os empreendimentos paraibanos voltados para a divulgação e promoção dos ODM.

As primeiras atividades do Movimento, formado pelo Instituto UniGente e vários parceiros da Unimed JP, serão planejadas durante reunião da Secretaria Executiva do Movimento, às 9h desta sexta-feira, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), no Centro da Capital. Durante a reunião, que marcará a criação oficial do Nós Podemos Paraíba, será apresentado o selo postal da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) criado em comemoração à iniciativa.

A pauta também inclui a preparação para a oficina do Prêmio ODM Brasil, que chegou à terceira edição este ano e será lançado no Estado no dia 20 de agosto. O prêmio é uma iniciativa do governo federal. Na mesma data, também haverá o lançamento do 2º Prêmio Paraíba Abraça ODM. As premiações nacional e local visam reconhecer as empresas, organizações não governamentais e instituições públicas que realizam projetos e ações sociais voltados ao cumprimento dos ODM.

MOVIMENTO FORTALECERÁ AÇÕES NO ESTADO

A oficial da ONU, Ana Rosa Soares, afirmou que a iniciativa é uma demonstração de comprometimento na luta pelo alcance dos objetivos de desenvolvimento do milênio os (ODM). “Através do Movimento muitas outras pessoas passarão a se envolver em ações que virão a contribuir pro alcance das metas no estado”, comentou.

Ana Rosa afirmou também que o Movimento proporcionará uma maior interação entre os governos locais e a sociedade civil, “fazendo com que a responsabilidade seja dividida e o comprometimento compartilhado entre os vários atores sociais para que seja possível promover de fato uma melhora de vida nas das pessoas”, complementou.

E o que ganham as empresas públicas ou privadas e as instituições que aderem a um movimento como este? “Todos passam a fazer parte de uma estratégia global de suporte a metas que preconizam condições básicas de desenvolvimento humano e sustentável. Passam a ter interação com atores e recursos em sintonia com a proposta e associam seu trabalho, sua marca e seu negócio a uma ideia responsável de se envolver em ações que contribuem para o bem da humanidade”, finalizou Ana Rosa.

ENTENDA O MOVIMENTO

O Movimento Nós Podemos Paraíba foi inspirado no “Nós Podemos Paraná”, criado em 2006. O primeiro passo foi dado pelo Instituto UniGente, em setembro do ano passado, após o 5º Seminário Nacional de Responsabilidade Social das Unimeds, realizado na Capital, quando os banners publicitários do evento foram utilizados para confeccionar bolsas e vendê-las para ajudar as mulheres do projeto “Beira da Linha”, do Centro Dom Helder Câmara, em Bayeux. O trabalho, feito em parceria com o Fórum da Economia Solidária, seguiu o projeto desenvolvido pelo Nós Podemos Paraná.

Desde então, o Instituto UniGente vem coordenando o planejamento de ações no Estado e buscando parcerias para a criação do Nós Podemos Paraíba. No momento, já aderiram ao Movimento as Unimeds Campina Grande, Patos e Sousa; Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep-PB), através do Sesi, Senai e IEL; Ministério Público da Paraíba (MPPB); Empresa de Correios e Telégrafos (ECT); Sistema Correio de Comunicação; Coep-PB; Sebrae-PB; Caixa Econômica Federal (CEF); Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Banco do Nordeste do Brasil (BNB); Banco do Brasil (BB); Uniodonto; Faculdade Maurício de Nassau; e Unimed João Pessoa Corretora de Seguros.

ESTRUTURA

A estrutura do Nós Podemos Paraíba conta com núcleos espalhados por todo o Estado. Eles darão apoio técnico e logístico aos projetos e ações das organizações regionais e locais. Para isso, é importante a participação de mais organizações públicas e privadas no Movimento. Não há custos para a adesão. “[Para participar da iniciativa] Basta apenas vontade de ajudar o próximo e de mudar a realidade de milhares de paraibanos e assinar um termo de compromisso”, afirmou o presidente da Unimed JP e do UniGente, Aucélio Melo de Gusmão.

As empresas que desejaram obter mais informações sobre o Movimento Nós Podemos Paraíba devem ligar para o UniGente (2106-0711 e 2106-0712) ou enviar e-mail para [email protected].

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO

Para que o acordado durante a Cúpula do Milênio se torne realidade, até 2015 os países devem:

1. Erradicar a extrema pobreza e a fome

2. Atingir o ensino básico universal

3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres

4. Reduzir a mortalidade infantil

5. Melhorar a saúde materna

6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças

7. Garantir a sustentabilidade ambiental

8. Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento