Entre 16 e 18 deste mês, mais de 173 milhões de pessoas levantaram-se de forma simbólica, em todo o mundo, para cobrar ações efetivas que visem à melhoria de vida da população carente e ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A iniciativa, que fez parte da campanha “Levante-se e faça a sua parte”, foi certificada no Livro Mundial de Recordes (Guinness Book) como a maior mobilização humana registrada na história. Para se ter uma ideia, da versão passada para esta, houve um aumento de cerca de 57 milhões de pessoas.
No Brasil, diversos projetos de responsabilidade socio-ambiental foram lançados; artistas e atletas abraçaram a causa em shows e reuniões; toneladas de alimentos, roupas e brinquedos foram doados; atendimentos médicos, palestras e treinamentos foram realizados.
Na capital paraibana, o Movimento Nós Podemos Paraíba, coordenado pelo Instituto UniGente, mobilizou escolas, comunidades e empresas parceiras em João Pessoa para participarem da ação. Na sexta-feira passada (16), no Hospital Unimed JP e na Sede, os colaboradores administrativos pararam por alguns minutos as atividades em frente ao local de trabalho e tiraram uma foto, para ser encaminhada à sede da ONU. Já no sábado, atletas e participantes levantaram-se ao som da valsa “Danúbio Azul”, durante o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia do Banco do Brasil, realizado na Capital.
O Levante-se é uma mobilização global pelo fim da pobreza e da desigualdade, e pela realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A ideia é mostrar que não basta se levantar e manifestar apoio à causa, mas que é necessário assumir o compromisso de fato e se envolver em ações concretas dividindo essa responsabilidade pela erradicação da pobreza e o alcance dos ODMs.
Para mais detalhes sobre a campanha, clique aqui.
LEIA TAMBÉM
Parceiros do Nós Podemos PB se mobilizam pela conquista dos ODM
Unimed JP realiza ato pela erradicação da pobreza e em defesa dos ODM