O Movimento Nós Podemos Paraíba, que tem entre os integrantes o Instituto UniGente, participará de uma mobilização, no dia 30 de abril, para alertar sobre o problema das drogas no Estado.
Neste dia, representantes de várias religiões, instituições, empresas e sociedade civil participarão da 7ª edição da “Marcha Para Jesus”, que terá como tema "O Grande Barato é Viver Sem Drogas".
A concentração da Marcha, que é uma grande caminhada pelas ruas, será em frente ao Moriah Shopping na Avenida Epitácio Pessoa, às 14 horas.
Para a coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraíba, Núbia Gonçalves, a marcha é uma ação de alerta, pronunciamento e conclamação para que todos façam a sua parte e contribuam na luta contra as drogas, que segundo ela, é uma questão que avassala o mundo de um modo enganoso e que deve ser encarada como um desafio a ser vencido.
“Nossa participação não deve se restringir à marcha. A mobilização vai se tornar um marco simbólico. A partir deste momento, em qualquer lugar onde estivermos, seremos o arauto das boas novas, combatendo os males do mundo e contribuindo para uma Paraíba e um mundo melhor para todos”, enfatizou.
A Marcha Para Jesus começou a ser realizada em 1987, na cidade de Londres, Inglaterra, com o nome de 'City March'. No ano de 2000, já era um evento mundial, realizado em 170 países. A que acontece em São Paulo é considerada atualmente a maior em número de participantes, conseguindo reunir nos últimos anos cerca de 3,5 milhões de pessoas.
METAS DO MILÊNIO
O Movimento Nós Podemos Paraíba tem entre os integrantes o UniGente, que é detentor do Memorando de Entendimento concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por conta disso, o Movimento é responsável por disseminar, desenvolver e incentivar ações no Estado para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são as oito metas, estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que devem ser seguidas por 191 países, inclusive pelo Brasil, para a diminuição das desigualdades sociais no mundo. As metas devem ser alcançadas até 2015 (confira, abaixo, quais são).
O sétimo ODM “Priorizar a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente” está relacionado diretamente à mobilização que será realizada contra as drogas no dia 30 de abril em João Pessoa.
Oito ODM
1. Erradicar a extrema pobreza e a fome
2. Universalizar a educação básica de qualidade
3. Promover a igualdade entre os sexos e a valorização da mulher
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde das gestantes
6. Combater a Aids, a malária e outras doenças
7. Priorizar a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente
8. Estabelecer uma parceria mundial pelo desenvolvimento.