Jovens, adultos e idosos da Comunidade São Rafael, participaram, na manhã de ontem, da primeira ação em João Pessoa da campanha “Brasil Ponto a Ponto”, liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e que tem como objetivo principal envolver a população para responder à pergunta “O que precisa mudar no Brasil para a sua vida melhorar de verdade?”.
A partir das respostas, será elaborado o Relatório de Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas (ONU), que será discutido em conjunto com o governo e a população e publicado no Brasil em 2010.
Segundo a coordenadora do Instituto UniGente, representante do Pnud do estado, Núbia Gonçalves, outras atividades estão programadas para o decorrer da semana. “Nós pretendemos fazer a pesquisa em universidades e escolas públicas e privadas da Capital. Vamos expandir o máximo que pudermos, afinal, quanto mais participação, mais detalhado será o documento”, declarou.
A “Brasil ponto a ponto” conta com a parceria de diversas instituições, entre elas o Governo Federal, o Ministério do Planejamento, TIM, Natura, Sebrae e Rede Globo de Televisão. Na Paraíba, a campanha é liderada pelo Instituto UniGente, que iniciou as discussões da campanha em dezembro do ano passado, com a realização de uma audiência pública.
Mais informações sobre a campanha “Brasil ponto a ponto” podem ser encontradas na página principal da campanha (clique aqui e acesse).
PONTO A PONTO NA TV
As atividades que o Instituto UniGente desenvolverá no decorrer da campanha foram detalhadas ontem, no programa “Bom Dia Paraíba”, da TV Cabo Branco. Na ocasião, o secretário de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano da Unimed JP, André Pacelli, explicou o objetivo da campanha e o que é preciso fazer para se engajar. “É muito simples. Basta entrar na página principal da “Brasil ponto a ponto” e responder a pergunta. Qualquer pessoa pode participar”, explicou.
Quem não teve a oportunidade de assistir à entrevista com André Pacelli, pode conferi-la aqui na internet. Para isso, basta clicar aqui.