Uma reunião na manhã desta sexta-feira (17) pretende chamar a atenção de governos, empresas e a sociedade em geral para ajudar o país a acabar com a extrema pobreza e atingir os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A iniciativa, que faz parte da programação da campanha “Levante-se e faça sua parte”, será realizada às 9h, no auditório do Ministério Público, no Centro da Capital.
Durante a reunião - que será presidida pelo subprocurador-geral do Ministério Público, Nelson Lemos - será assinado um termo de compromisso, para ajudar o Estado a alcançar os oito Objetivos do Milênio.
O evento é aberto a todos os integrantes do Nós Podemos Paraíba e às pessoas que possuam ou desejam desenvolver trabalhos sociais no Estado. Para participar, basta comparecer ao local no dia da reunião.
Iniciada nesta sexta, a campanha “Levante-se” será realizada em todo o mundo até este domingo (19). Trata-se de uma mobilização simbólica, que tem como alvo o combate à pobreza e a divulgação dos ODM. A ideia é mostrar que não basta se levantar e manifestar apoio à causa social, mas que é necessário assumir o compromisso de fato e se envolver em ações concretas dividindo essa responsabilidade pela erradicação da pobreza e o alcance dos ODM.
A campanha “Levante-se e faça sua parte” é uma iniciativa da Campanha do Milênio da Organização das Nações Unidas (United Nations Millennium Campaign) e da Chamada Global pela Ação contra a Pobreza (Global Call to Action against Poverty - GCAP).
No último ano, mais de 173 milhões de pessoas se “levantaram” para exigir que os líderes mundiais cumpram suas promessas de acabar com a pobreza e a desigualdade. Foram mais de 3 mil eventos, em 120 países, estabelecendo o recorde mundial como a maior mobilização global contra a pobreza e por um mundo melhor para todos.
OBJETIVOS DO MILÊNIO
Os ODMs foram estabelecidos durante a Cúpula do Milênio, realizada em setembro de 2000 na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos, com a participação de 191 países. Eles servem de parâmetro para que cada pessoa faça algo na sua comunidade, doando-se um pouco mais em um projeto de solidariedade para ajudar a transformar a sociedade e melhorar a qualidade de vida de todos.
Apesar de o primeiro ODM ser acabar com a fome e a miséria, 50 mil pessoas morrem todo o dia como resultado da extrema pobreza e a distância entre ricos e pobres está cada vez maior. Confira, abaixo, quais são as metas:
1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome
2 - Atingir o ensino básico universal
3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4 - Reduzir a mortalidade infantil
5 - Melhorar a saúde materna
6 - Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças
7 - Garantir a sustentabilidade ambiental
8 - Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento