Apenas 7 doadoras para uma demanda de dezenas de recém-nascidos internados no Hospital Unimed JP e que precisam de leite materno. O alerta é do Posto de Coleta do Hospital Unimed JP que decidiu promover uma campanha de incentivo à doação de leite para aumentar a quantidade de alimento disponível.
A iniciativa será realizada a partir das 14h desta terça-feira (28), mas, antes mesmo de iniciar a programação (veja abaixo), uma equipe de enfermeiras e técnicas do Hospital promoveu uma mobilização. Durante a visita às mamães internadas, elas entregaram um kit-convite, composto por frasco para doação de leite e dicas sobre a importância da amamentação.
Lucita Martinez, mãe de Gabriel, com apenas 2 dias de nascido, já tinha vontade de doar o excedente do leite e ficou entusiasmada ao saber que é muito fácil fazer a doação. “Eu sempre quis doar. Tenho muito leite, mas não sabia como fazer. Com certeza, vou querer saber tudo e vou doar, sim. Acho muito importante ajudar as outras pessoas”, comentou.
Lucita afirmou, ainda, que as informações sobre amamentação e ordenha são importantíssimas e vão lhe ajudar muito. “Ainda sabemos muito pouco sobre o assunto. Minha mãe, por exemplo, não queria que eu doasse, porque achava que o Gabriel ficaria com menos leite. Mas, isso não existe. O que eu doarei é o que está sobrando e que terminaria sendo descartado. O que é um absurdo, já que tantos bebês precisam dele para sobreviver”, alertou.
Juliana de Medeiros, mãe de Gustavo, também pretende doar. “Eu tenho leite demais. Na minha primeira gravidez eu já queria doar, mas não sabia onde e terminei descartando. Mas, agora, vou assistir às palestras para saber exatamente como faz”, ressaltou.
A iniciativa faz parte das atividades da Semana Estadual de Doação de Leite. Ela está sendo coordenada pelo Posto de Coleta de Leite Humano, setor ligado à Gerência de Enfermagem do Hospital Unimed JP.
PROGRAMAÇÃO
Confira, abaixo, a programação completa da campanha que, à tarde, será realizada no auditório do Hospital Unimed JP:
8h: Entrega de convite e kits (doadoras) para as puérperas da maternidade
14h: Abertura oficial, com a participação do Grupo Menestreis da Tarde
14h30: Depoimento das doadoras e receptoras
15h: Palestra “Por que amamentar de forma exclusiva”. Ministrante: Tâmara Xavier Borba
15h15: Coffee break
15h30: Palestra com nutricionista
16h: Apresentação da prática de ordenha
16h30: Encerramento