O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha de Vacinação de Idosos contra a Gripe, que tem como público-alvo pessoas a partir de 60 anos de idade. A imunização, que terminaria na semana passada, será encerrada na próxima sexta-feira (16). De acordo com levantamento da Secretaria da Saúde do Estado, 45% dos idosos haviam sido imunizados até a semana passada.
A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é chegar a 80%, o que significa aproximadamente 307 mil pessoas. Para tanto, o Estado recebeu 367 mil doses da vacina contra o vírus influenza, causador da gripe. A vacina só não é indicada para pessoas que apresentem alergia grave ao ovo de galinha.
Os idosos que estiverem em casa de repouso, asilo ou hospitais também têm à disposição vacinas contra a difteria e o tétano e a pneumocócica. As doses estão sendo aplicadas gratuitamente em todos os postos de saúde do Estado.
SAIBA MAIS
A gripe é uma doença infecciosa aguda de natureza viral, altamente contagiosa, do trato respiratório causada pelo vírus da influenza. Ela é transmitida de pessoa a pessoa por meio das vias áreas superiores, por gotículas ao falar, espirrar ou tossir.
Geralmente, esta doença provoca febre alta, dor na garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal-estar geral. As epidemias de gripe são mais freqüentes entre os meses de maio e setembro. Como se alastram rapidamente, as medidas de contenção costumam ser insuficientes. O método mais eficiente para evitar este problema e, principalmente suas complicações, é a vacinação.
A gripe é um dos processos infecciosos de maior morbi-mortalidade no mundo. Os idosos são alvos de sérias complicações pela gripe tais como pneumonias, exacerbação de doença pulmonar ou cardíaca crônica e óbito. (Com informações da Secretaria da Saúde do Estado)