Notícias

Metade das pessoas com diabetes desconhece que tem a doença

Publicada em 11/11/2008 às 18h48

Metade das pessoas desconhece que é portador do diabetes e por isso não toma os devidos cuidados. A doença atinge cerca de 246 milhões de pessoas no mundo e estima-se que até 2025 esse número deve chegar a 380 milhões.

Com o objetivo de alertar para os problemas ocasionados pelo diabetes, uma doença que tem sido considerada um problema de saúde pública e a epidemia do século, serão realizadas diversas mobilizações no dia 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes.

Cerca de 500 locais, em todo o mundo, serão iluminados com a cor azul no dia da campanha. Em João Pessoa, a fachada do Hospital Unimed JP e a torre de transmissão da TV Cabo Branco, do Sistema Paraíba de Comunicação, estarão com luzes azul. A cor é uma referência ao símbolo da ONU, organização que reconheceu, em 2006, o diabetes como uma doença que ameaça a saúde mundial.

As mobilizações não param por aí. Na próxima sexta-feira, dia da campanha, a equipe de Promoção da Saúde da Unimed JP estará, das 8h às 11, na Sede; e das 14h às 16h, no Parque Sólon de Lucena,realizando gratuitamente os teste de glicemia, que verifica se a pessoa está com as taxas de açúcar alteradas, e verificando a pressão arterial das pessoas que passarem por esses locais.

No sábado, as secretarias de Saúde do Estado e de João Pessoa realizarão uma caminhada na orla de João Pessoa, a partir das 7 horas. Os participantes sairão do Busto de Tamandaré em direção ao Jangada Clube, na praia do Cabo Branco, onde a equipe de Promoção da Saúde da Unimed JP disponibilizará testes de glicemia, verificação de pressão arterial e distribuirá material informativo.