Marcar na agenda, colocar recados na geladeira ou programar no celular. Ferramentas não faltam para nos ajudar a lembrar de todos os compromissos que temos que cumprir diariamente. No caso de uma consulta médica, por exemplo, esses instrumentos podem ser essenciais.
Se esse é o seu caso, fique atento a algumas dicas importantes para evitar a perda desnecessária da consulta médica e o desgaste de ter que encontrar uma nova data disponível para marcar outra.
Bem, o primeiro de tudo é avaliar se realmente será possível comparecer à consulta no dia marcado. Caso surja algum compromisso inadiável, não se preocupe. Ligue para o consultório médico, de preferência um dia antes, avise sobre o adiamento da consulta e marque uma nova data.
Se estiver tudo certo e você realmente puder comparecer, confirme a sua presença com a secretária. Assim, ficará mais fácil para você se lembrar do seu compromisso. Você também pode programar seu celular para despertar uma hora antes da consulta, ou, se estiver no trabalho, pode colocar um lembrete na tela do computador.
E, lembre-se: chegue pontualmente ao consultório e tenha em mãos os documentos e exames necessários. Não se aborreça nem reclame quando ocorrer atraso no horário de sua consulta. Afinal, tanto os médicos quanto os seus auxiliares gostariam muito que tudo corresse rigorosamente no horário, pois eles também têm compromissos. E, com certeza, são os cuidados com os pacientes, na grande maioria das vezes, as causas dos atrasos.
NO CONSULTÓRIO
Consultar-se com um médico significa obter informações a respeito de algum problema de saúde. Você será questionado sobre uma série de coisas e deve dar as respostas bem objetivas e sinceras sobre o problema em questão.
Portanto, ao encontrar-se com o médico, ouça com a máxima atenção o que ele tem a dizer e procure fazer anotações sobre as instruções do tratamento, quando você precisará voltar, os exames que deverá fazer, os cuidados a tomar, as providências.
Aproveite a consulta com seu médico e não deixe de expor seus receios com referência a medicações, exames, procedimentos, as dúvidas quanto ao êxito do tratamento, suas dificuldades pessoais, direta ou indiretamente ligadas a seu estado de saúde.
SOBRE OS EXAMES
Não deixe de perguntar também sobre as fases e os prazos que envolvem o tratamento médico, as perspectivas, as possibilidades e as dificuldades do tratamento, as implicações do seu estado de saúde e do tratamento em sua vida pessoal e profissional, se há necessidade de procurar outros profissionais da área de saúde.
Terminada a visita ao médico, verifique se você está com todos os seus documentos pessoais, exames, solicitações de exames e procedimentos, encaminhamentos e atestados e se os papéis estão devidamente assinados pelo médico e com o seu carimbo.