Adotando de medidas simples é possível erradicar os riscos da proliferação da dengue em sua residência, rua ou bairro. O combate a doença, que requer ações preventivas, deve ser realizado constantemente pela população. Saiba como ajudar a diminuir os riscos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da doença.
Apesar de 70% dos casos da dengue no Brasil ocorrer entre os meses de janeiro e maio, incorporar atitudes que dificultam a proliferação do mosquito transmissor no dia a dia ajuda a transformar o combate à doença um hábito durante o ano inteiro.
A Paraíba, assim como os outros estados do País, tem condições que favorecem o desenvolvimento e a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Em virtude disso, o combate a doença deve ser constante.
MAIOR OCORRÊNCIA
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 e 100 milhões de pessoas contraem dengue anualmente em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa.
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil as regiões Nordeste, Norte e Sul são as que merecem mais atenção, pois são locais em que há grandes registros de casos de dengue.
ATITUDES SIMPLES
O controle da doença pede ação conjunta entre o poder público, setor privado e a população, mas medidas simples que ajudam a preveni-la podem ser incorporadas por todos. Confira:
• Não deixe água da chuva acumulada sobre a laje;
• Encha de areia os pratinhos dos vasos de planta;
• Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios;
• Remova folhas e galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
• Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo;
• Mantenha tonéis e barris d’água bem tampados;
• Se você não colocou areia nos pratinhos de planta e acumulou água, lave-os com escova, água e sabão.
Fonte: Unimed do Brasil