• Início
  • Notícias
  • Médicos recebem homenagem da Unimed JP no Dia Nacional do obstetra

Notícias

Médicos recebem homenagem da Unimed JP no Dia Nacional do obstetra

Publicada em 14/04/2014 às 08h

Palestra da obstetra Wanicleide Leite Palestra da obstetra Wanicleide Leite

O Dia Nacional do Obstetra foi comemorado pela Unimed João Pessoa com um encontro no Viver Melhor - Espaço de Saúde e Bem Estar, no Bairro dos Estados, no sábado (12). Os obstetras participaram de uma palestra sobre sexualidade na gestação e puderam conhecer o trabalho do espaço que a Unimed mantêm como prevenção à saúde. O evento também foi oportunidade para os colegas de profissão conversarem sobre o dia a dia dos atendimentos.

O presidente da Unimed JP, Alexandre Magno Pimentel, disse que o objetivo do evento foi fazer uma confraternização entre os médicos da especialidade obstetrícia e a cooperativa. "Isso aconteceu para demonstrarmos que a cooperativa está sensível e solidária a todos os pleitos da especialidade. Ao mesmo tempo, quisemos trazê-los para conhecer este espaço, pois aqui temos um programa de assistência à gestante", disse.

Genival Ferreira de Lima, assessor de Promoção da Saúde da Unimed JP, comentou que a principal finalidade do evento foi homenagear o médico obstetra. "Inicialmente falamos sobre o que é o espaço Viver Melhor, mostrando como acontecem nossas atividades. Aqui existem três programas e um deles é o materno-infantil, que trabalha com as mulheres grávidas e seus companheiros. O trabalho que fazemos facilita o trabalho do obstetra, pois aqui são dadas as orientações minuciosas, temos uma equipe multidisciplinar que vai dar uma orientação no contexto geral", comentou.

O consultor do Setor de Promoção da Saúde, Hilário Freitas, disse que mesmo com toda a tecnologia e conhecimento para tratar doenças, a Unimed, pensando no bem estar do seu cliente, quer se antecipar à doença. "Esse é um espaço que alivia a dor do outro, estramos aqui para ajudar as pessoas a se cuidar. É uma filosofia de trabalho integral da saúde", comentou.

A médica ginecologista e obstetra Wanicleide Leite Fagundes, em sua palestra, falou que depois de ler alguns estudos e fazer algumas pesquisas, percebeu que durante o pré-natal, a sexualidade da mulher não é abordada pelo médico. "Na consulta ginecológica, nós perguntamos sobre a sexualidade, no pré-natal isso não é comum. É como se a mulher grávida não pudesse pu quisesse fazer sexo. Com esta conversa, queremos mostrar que a sexualidade é importante no pré-natal", disse.

Grupo de Educação em Saúde Materno-Infantil

No Grupo de Educação em Saúde Materno-Infantil, a equipe da Promoção da Saúde, formada por nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social e enfermeira, orienta as futuras mamães durante as diversas fases da gravidez. Apesar de o alvo principal ser as mulheres, os homens também têm espaço garantido no grupo. Na oficina do "casal grávido", eles aprendem como ajudar as esposas durante a gravidez e, depois do bebê nascido, como poderão ser úteis em atividades do dia a dia.