• Início
  • Notícias
  • Médicos querem que Ministério da Saúde inclua a dor como sinal vital

Notícias

Médicos querem que Ministério da Saúde inclua a dor como sinal vital

Publicada em 03/05/2007 às 14h44

A Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) solicitou ao Ministério da Saúde a implantação de um sistema na rede hospitalar pública que coloca a dor como o quinto sinal vital para avaliar a condição de saúde dos pacientes. Tradicionalmente são considerados somente quatro - pulso, pressão, freqüência respiratória e temperatura.

A idéia é tomar como exemplo o sistema implantado desde julho do ano passado no Hospital das Clínicas de São Paulo. Toda vez que um paciente dá entrada na instituição, uma enfermeira verifica, além dos quatro sinais vitais do paciente, a intensidade da dor que ele está sentindo. Isso é feito através de uma tabela que classifica a dor de 0 a 10 com base na queixa do paciente e em sintomas clínicos. Quanto mais alto o número, mais intensa é considerada a dor.

A iniciativa da SBED mostra a dimensão que a dor vem alcançando em todo o mundo. Somente no Brasil, estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, pelo menos, 50 milhões de pessoas sofrem de dor. E, a cada ano, tem aumentado o caso daquelas que sofrem de dor crônica – o tipo que mais preocupa as autoridades de saúde.

As novidades no tratamento da dor serão discutidas no próximo dia 16 de junho, no Hotel Tambaú, na Capital, durante a jornada itinerante Sábado da Dor. O evento é promovido pela SBED e tem como público-alvo profissionais da saúde que atuam nesta área. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site da entidade.