• Início
  • Notícias
  • Médicos promoverão ações em JP no Dia Nacional de Prevenção à Alergia

Notícias

Médicos promoverão ações em JP no Dia Nacional de Prevenção à Alergia

Publicada em 05/05/2009 às 13h25

Nesta quinta-feira (7), médicos especialistas realizarão uma ação educativa nos Shoppings Manaíra e Tambiá. A iniciativa faz parte do Dia Nacional de Prevenção à Alergia e do Dia Mundial de Combate à Asma e tem o objetivo de chamar a atenção da população sobre a prevenção e o tratamento da problemática.

A rinite alérgica compromete até 30% da população. Cerca de 80% das pessoas asmáticas também sofrem de rinite que, se não for tratada adequadamente, pode agravar as crises de asma.

Os sintomas da rinite são entupimento nasal, coriza, espirros e coceira, que aparecem com frequência no nariz, na garganta e nos olhos. A rinite também pode levar a complicações com otites, sinusites, roncos, respiração bucal e alterações na posição dos dentes.

Tanto a asma quanto a rinite alérgica são de caráter hereditário, ou seja, passam dos pais para os filhos. Assim, uma criança com família alérgica apresenta maior probabilidade de ser alérgica (os índices chegam a 80%).

O QUE É ASMA

É uma doença inflamatória crônica dos pulmões (brônquios e bronquíolos), na grande maioria das vezes, de causa alérgica. Afeta cerca de 10% da população. Os sintomas são tosse, crises de falta de ar, respiração curta, chiado no peito e falta de fôlego.

As pessoas com asma não controlada podem ter prejuízos físicos e psicológico, como limitação para atividades esportivas e sociais, menor rendimento escolar e no trabalho, distúrbios do sono, insegurança e medo da próxima crise que, em casos agudos, pode levar à morte.

FATORES DESENCADEANTES DAS PRINCIPAIS ALERGIAS

- Alérgenos como poeira, ácaro, mofo, pólen, pelos de animai e baratas;

- Irritantes: poluição, fumaça de cigarro, produtos com cheiro forte (desinfetantes e perfumes);

- Infecções: gripe, resfriados, sinusite e pneumonias;

- Medicamentos (como o ácido acetilsalisílico) e alimentos (como ovos,leite,amendoim, etc);

- Mudanças de temperatura e poluição.

ATENÇÃO COM OS ÁCAROS

São os principais causadores de alergia respiratória. Invisíveis a olho nu, estão em grande quantidade pela casa, principalmente nos colchões, travesseiros, tapetes, carpetes, almofadas, bichos de pelúcia. Num colchão, existem até 2 milhões de ácaros vivos.

É fundamental conhecer as causas da alergia em cada pessoa, para evitar o contato com o agente causador. Por isso, é preciso fazer o tratamento correto, que pode ser indicado com facilidade pelo médico especialista, por meio de testes de alergia.

DICAS PARA A CASA DO ALÉRGICO

- Mantenha a casa bem ventilada e limpa; utilize pano úmido e guarde roupas e objetos dentro de armários, tornando a limpeza mais fácil e rápida;

- Evite estofados, cortinas, carpetes, bichos de pelúcia e cobertores de lã. Prefira edredons;

- Não utilize produtos com cheiro forte, como removedores, lustra-móvel, desinfetantes e inseticidas, assim como perfume e spray;

- Evite animais de pelos ou penas dentro de casa. Se isso não for possível, lave o animal uma vez por semana;

- Não fume e não permita que fumem dentro da casa;

- Combata a umidade excessiva e focos de mofo;

- É importante a prática de esporte e ter uma vida normal.

ALERGIAS DE PELE

Elas podem ser de vários tipos:

- Urticárias: caracteriza-se por “vergões” em diferentes partes do corpo, com coceira e vermelhidões. Pode ter diversas causas, como alimentos, aditivos, medicamentos ou alterações físicas (calor, suor, frio).

- Dermatite atópica: é uma inflamação da pele, de fundo alérgico, que aparece mais frequentemente na infância, efetuando principalmente coceira intensa, irritação da pele, eczemas e descamação.

- Dermatite de contato: causada pelo contato de substâncias que provocam alergia diretamente na pele, como metais, cosméticos, esmalte, etc.

- Alergia à piada de insetos: pode se manifestar como “caroços” vermelhos que coçam ou até inchaço em algumas partes do corpo (olho, boca e orelha).