• Início
  • Notícias
  • Médicos promovem mutirão para diagnosticar a retinopatia diabética

Notícias

Médicos promovem mutirão para diagnosticar a retinopatia diabética

Publicada em 14/11/2009 às 07h

Médicos promovem mutirão para diagnosticar a retinopatia diabética

A Unimed João Pessoa em parceria com a Sociedade Paraibana de Oftalmologia (SPO), promove neste sábado (14), um mutirão de atendimento para diagnosticar a retinopatia diabética. A ação acontece das 8h às 12h, no Ginásio de Esportes da Universidade Federal da Paraíba.

Os atendimentos serão gratuitos e abertos ao público em geral. A ação que integra a programação do Dia Mundial do Diabetes, comemorado no mesmo dia, é fruto de parceria entre a Unimed João Pessoa e a Sociedade Paraibana de Oftalmologia (SPO).

HOSPITAL ILUMINADO

O Hospital Unimed João Pessoa ganhará uma cor especial na noite deste sábado (14), data em que é lembrado o Dia Mundial do Diabetes. A fachada do prédio será toda iluminada com a cor azul. O motivo servirá de alerta para a população sobre os problemas ocasionados pelo diabetes, doença considerada a epidemia do século e um problema de saúde pública.

A cor é uma referência ao símbolo da Organização das Nações Unidas (ONU), que reconheceu, em 2006, o diabetes como uma doença que ameaça a saúde mundial. Em 2008, mais de 500 instituições entre públicas e privadas em todo o planeta aderiram à campanha e iluminaram de azul as fachadas de seus prédios.

OUTRAS ATIVIDADES

Outras atividades foram elaboradas durante a última semana para lembrar a data. No dia anterior, sexta-feira (13), as pessoas que passaram pelo Busto de Tamandaré, puderam verificar a pressão arterial e as taxas de glicemia.

No local, houve ainda a distribuição de material educativo sobre as causas e tratamento do diabetes. Uma equipe de oftalmologistas da Sociedade Paraibana de Oftalmologia (SPO) também prestou orientações sobre os perigos da doença para a visão.

Já durante a semana, a Unimed JP em parceria com a SPO, promoveu aulas em três dias diferentes, no auditório da Cooperativa, para médicos sobre como prevenir a cegueira em pacientes diabéticos. Os ministrantes foram os oftalmologistas Ismênia Machado Matheus, Fernando Gadelha e Débora Pires.