A partir de segunda-feira (22) e até a sexta-feira (26), uma equipe do Conselho Regional de Medicina da Paraíba estará no Hospital Unimed JP para recadastrar os médicos de todo o Estado e atender a exigência do Conselho Federal de Medicina (CFM). Eles atenderão os médicos das 8h às 12h e das 14h às 17h.
O médico precisa levar uma foto 3X4 colorida, com fundo branco ou claro, sem qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Ao se recadastrar, o médico receberá uma nova cédula de identidade profissional, emitida pela Casa da Moeda, que contém novos itens de segurança, o que dificulta a realização de fraudes.
O recadastramento tem o objetivo de atualizar dados e permitir saber de fato quem são os médicos brasileiros, e atende à Resolução CFM 1827/2007. Além de ajudar a tornar mais eficiente o fluxo de comunicação entre os conselhos e os médicos.
As qualificações, área de atuação e características profissionais, como local de origem e de exercício profissional, devem auxiliar em pesquisas e estudos estatísticos que permitam às entidades traçar o perfil e as necessidades dos médicos do país.
Apenas estão liberados do recadastramento os jovens profissionais que se formaram após novembro de 2008 – porque suas inscrições já aconteceram dentro dos novos parâmetros e já receberam a carteira de identidade médica segundo os novos padrões.