• Início
  • Notícias
  • Médicos participam de curso sobre urgência e emergência pediátrica

Notícias

Médicos participam de curso sobre urgência e emergência pediátrica

Publicada em 25/05/2012 às 17h

Na abertura, diretora administrativa lançou dois projetos de Humanização Na abertura, diretora administrativa lançou dois projetos de Humanização

Cerca de 80 pediatras participaram, na tarde desta sexta-feira (25), do segundo módulo do Curso Teórico-Prático em Urgência e Emergência Pediátrica. O evento, realizado na Sala de Expansão do Hospital Unimed JP, foi aberto pela diretora administrativa da Unimed JP, Tânia Menezes.

No início, a diretora, que também é médica pediatra, lançou dois projetos de Humanização, que serão implantados no Hospital Unimed JP: a musicoterapia, nas UTIs Neonatal e Pediátrica; e a técnica da redinha, que será utilizada na UTI Neo.

"Criamos o Programa de Humanização da Unimed JP e estamos ressurgindo com muita vontade e esforço, com esses dois projetos que estão sendo lançados, que têm o objetivo único de melhorar a vida da criança dentro das UTIs, e, consequentemente, dos pais também", enfatizou.

O projeto de musicoterapia consiste em inserir músicas clássicas, canções de ninar e sons da natureza nas UTIs Neo e Pediátrica, duas vezes ao dia, pela manhã e ao final do dia, por cerca de 30 a 60 minutos. Na técnica da redinha, os bebês prematuros serão colocados em redes de tecido, posicionados em forma de concha, simulando o útero materno.

Na ocasião, a diretora administrativa fez a entrega dos gravadores e das redinhas para os responsáveis técnicos da UTI Neonatal, Halbieje de Pacce; e Pediátrica, Janine Valença, representada pela médica Anne Marie.

Para a coordenadora da UTI Neonatal, Halbiege Lea de Pacce, a medicina avançou muito nas questões técnicas, mas é necessário resgatar o olhar humanizado na assistência ao paciente. "Projetos como esse, que possibilita um maior aconchego do recém-nascido, nos faz exercer uma medicina mais humana", disse.

Os organizadores do evento prepararam uma homenagem especial para a pediatra Marilourdes, que passou um tempo afastada das suas atividades profissionais, devido a problemas de saúde. A diretoria administrativa, Tânia Menezes, e a coordenadora do Programa de Humanização da Unimed JP, Alexandrina Lopes, entregaram um ramalhete à homenageada e um grupo de funcionários voluntários da Unimed JP cantou a música "Como é grande o meu amor por você".

DEBATES

Na sequência, a médica Kátia Laureano abordou o tema "Reanimação Cardiopulmonar da Criança". A pediatra mostrou a necessidade do médico reconhecer quando deve reanimar a criança, através de alguns sinais, como pulso e consciências. Ela mostrou como deve ser feita a reanimação e apresentou outras informações referente ao suporte básico de vidas.

Em seguida, a médica Maria das Neves ministrou palestra sobre Insuficiência Respiratória Aguda. Ela explicou que a maior demanda de consultas e internações em pediatria é decorrente de doenças respiratória, do trato superior e inferior. "Cerca de 85% das mortes ocorridas por problemas respiratórios nas crianças menores de cinco anos são relacionadas à pneumonia, doença do trato respiratório inferior", explicou.

A última palestra do dia foi ministrada pela médica Alexandrina Lopes. Ela abordou o tema "Choque". Ela explicou o que é o choque, quais as causas, classificação, sintomas que antecedem, entre outros.

TERCEIRO MÓDULO

Amanhã (26), será realizado o terceiro módulo do curso. Neste dia, serão realizadas atividades práticas, relacionadas à teoria discutida nos módulos anteriores. Elas são realizadas a partir das 8h, na Cooperativa de Pediatras da Paraíba (Cooped-PB), que funciona no bairro de Miramar.

As aulas serão conduzidas pelas médicas Halbiege Lea de Pacce, Lívia Ponciano, Maria das neves Batista Chianca, Alexandrina Lopes, Sandra Giovana, Claúdio Orestes Brito Filho.

O Curso Teórico-Prático em Urgência e Emergência Pediátrica Complexo de Pediatria é promovido pelo Hospital Arlinda Marques, com o apoio da Unimed JP.

O primeiro módulo do curso foi realizado no dia 18 a debateu sobre os cuidados com a gestante e os bebês. O evento ocorreu no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), no Centro.