Teve início na última sexta-feira (2) o MBA em Gestão de Cooperativas de Saúde. A aula inaugural aconteceu das 13h30 às 22h, no auditório do Hospital Unimed JP. Na ocasião, os 41 participantes inscritos conheceram um pouco mais sobre o cronograma, módulos e sistema de avaliação do curso. Eles também assistiram a disciplina “As Cooperativas na Sociedade do Conhecimento”. O ministrante foi o coordenador do curso, Nemízio Antônio de Souza.
A abertura do MBA contou com a participação do presidente da Unimed João Pessoa, Aucélio Melo de Gusmão; do diretor Financeiro da Cooperativa, João Modesto Filho; do secretário de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano, André Pacelli; do diretor do Hospital Unimed JP, Fábio Rocha; do gestor Assistencial José Calixto Filho; da coordenadora de Capacitação Cooperativista, Rozevânia Árabe Rima e do coordenador de Humanização e Capacitação Funcional, Fernando Florêncio.
De acordo com o presidente Aucélio Gusmão, o MBA em Gestão de Cooperativas de Saúde possibilitará aos médicos a melhor compreensão e análise em torno da gestão cooperativista, tanto em relação ao referencial teórico, quanto à prática administrativa. Segundo ele, o processo de renovação da gestão cooperativista requer novos profissionais com capacitação e conhecimento para contribuir com o aperfeiçoamento das sociedades cooperativas.
“Este curso serve como preparação para futuros dirigentes. Sempre existirá renovação e isto é salutar para que essas mudanças ocorram com pessoas capacitadas, para que elas venham no futuro a ocupar a administração cooperativista. Se isso não se suceder, a empresa certamente não se sairá bem, pois irá trabalhar na improvisação, e isso não é viável para qualquer empresa de sucesso”, disse o presidente da Unimed JP.
PARCERIA DE SUCESSO
O MBA em Gestão de Cooperativas de Saúde é organizado pela Unimed João Pessoa, através da Coordenação de Capacitação Cooperativista, em parceria com a Fundação Unimed e o Fundo Solidário de Desenvolvimento Cooperativo (Fundecoop), que é ligado à Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba (OCB-PB) e Serviço Nacional de Aprendizagem Cooperativista da Paraíba (Sescoop-PB).
De acordo com o secretário André Pacelli, que também é presidente do Sescoop-PB, o MBA em Gestão de Cooperativas de Saúde consolida uma parceria de alguns anos entre a Unimed João Pessoa e o sistema OCB/Sescoop-PB na área de capacitação de médicos e funcionários da Cooperativa.
“Esse trabalho consolida uma parceria que já vem dando certo entre o sistema OCB/Sescoop da Paraíba com a Unimed João Pessoa. O MBA proporcionará aos cooperados mais experiência, aumentando o conhecimento desses profissionais na área da gestão cooperativista, que hoje é fundamental”, comentou.
CONHECIMENTO ADMINISTRATIVO
Segundo a coordenadora de Capacitação Cooperativista, Rozevânia Árabe, o objetivo do curso é qualificar os médicos cooperados para participarem, de forma ativa, na gestão da Cooperativa.
“A partir dos conhecimentos adquiridos durante os vários módulos, disciplinas e avaliações do curso, o médico cooperado irá entender melhor como é gerido a própria cooperativa de que ele faz parte”, disse.
CRONOGRAMA
O MBA em Gestão de Cooperativas de Saúde terá a duração total de 22 meses (360 horas-aula) e será ministrado por instrutores da Fundação Unimed. Ao todo serão 16 disciplinas com temas relacionados à história, perfil e gestão do cooperativismo. Os participantes ainda realizarão produzir seminários e um trabalho individual de conclusão de curso (TCC).
“A ideia principal deste MBA é despertar os médicos participantes para os processos de gestão necessários para o empreendimento cooperativo, levando em consideração as características e particularidades de uma sociedade cooperativa, com foco na conciliação do desenvolvimento do cooperativismo a partir de uma ótica econômica”, comentou o coordenador Nemízio de Souza.
As aulas ocorrerão sempre no primeiro final de semana de cada mês, nas sextas-feiras, das 13h30 às 22h, e aos sábados, das 8h às 18h, no auditório do Hospital. Após a conclusão do curso, os participantes receberão o certificado de pós-graduação concedido pela Fundação Cultural Pedro Leopoldo, sediada no Estado de Minas Gerais.