• Início
  • Notícias
  • Médicos e secretários da Unimed JP discutem modelos de gestão

Notícias

Médicos e secretários da Unimed JP discutem modelos de gestão

Publicada em 17/09/2012 às 16h23

Médicos e secretários discutiram modelos de gestão adequados à realidade atual Médicos e secretários discutiram modelos de gestão adequados à realidade atual

Médicos e secretários da Unimed JP participaram sábado (15) do curso Gestão Cooperativista. O evento, que foi realizado das 8h às 17h, no Littoral Hotel, discutiu novos modelos de gestão adequados à realidade atual das cooperativas.

O curso teve como ministrante o professor Nemízio Antônio de Souza, da Fundação Unimed. Ele foi realizado pela Unimed JP, através da Coordenação de Educação Cooperativista e Técnico-Científica, em parceria com o Sistema OCB/Sescoop na Paraíba.

Clique aqui para ver mais fotos.

O presidente Alexandre Magno Pimentel participou do curso. Ele informou que o objetivo da atual administração é, além de fazer uma gestão profissionalizada, reforçar a filosofia cooperativista dentro da Unimed João Pessoa. O curso vem a atender esta necessidade. \"Estamos buscando subsídios para trabalhar nessa linha, visando melhorias na função da própria cooperativa médica\", declarou.

O curso foi aberto pelo coordenador de Educação Cooperativista e Técnico-Científica da Unimed JP, Gláucio Nóbrega. O presidente do Sistema OCB/Sescoop, André Pacelli, também esteve presente na abertura e assistiu à primeira parte da apresentação.

DESAFIOS

No decorrer do dia, os participantes discutiram o que as cooperativas vêm enfrentando em busca de novos modelos de gestão. O desafio é grande. \"É necessário que se cause o caos para que depois se estabilize de novo\", disse o professor Nemízio.

Ele alertou que não existe um modelo apropriado, puro ou pronto. \"Não temos respostas prontas. Elas estão para serem construídas e isso, talvez, cause desgastes\", declarou. Um problema muito comum, de acordo com o professor, é que as instituições querem viver o novo com ferramentas velhas.

Nemízio lembrou que uma condição primordial para o sucesso de uma cooperativa é o engajamento do quadro social. \"A cooperativa não funciona se os cooperados não atuarem com ela\", afirmou. O professor ressaltou que não existe quadro social perfeito porque o ser humano é imperfeito. Uma saída apontada para um maior envolvimento dos cooperados foi a criação de fóruns com pequenos grupos.

OTIMISMO

Participante do curso, um dos fatos que mais chamou a atenção da coloproctologista Cristina Rique foi o interesse dos cooperados presentes em trabalhar em prol da Unimed JP. \"Todos os participantes estão querendo ajudar a Cooperativa, que era uma coisa que eu achava que não existia mais, pensava que cada um estava olhando apenas para o próprio umbigo\", disse. \"Eu vejo que tem colegas em quem a gente pode acreditar e confiar, sabendo que eles querem o bem da Cooperativa e não um bem individual\", disse.

Para o anestesiologista José Demir Rodrigues, o assunto abordado é de fundamental importância para o desenvolvimento da Unimed João Pessoa e para a conscientização dos cooperados. Ele só lamentou que o número de participantes não fosse maior. \"A aula foi muito bem preparada. Eu sinto que não tenha sido transmitida para mais cooperados\", disse.