A 1ª Semana Científica do Hospital Unimed João Pessoa foi aberta ontem (24) à noite com as discussões sobre a implantação de protocolos médicos na UTI Pós-Operatório e no Pronto Atendimento (PA). O evento se estenderá até quinta-feira com início sempre às 19h30, no auditório do Hospital.
A abertura foi feita pelo presidente da Unimed João Pessoa, Aucélio Melo de Gusmão, e pelo coordenador de Capacitação Técnico-Científica, Ricardo Queiroga. Eles explicaram a necessidade de implantação dos protocolos no Hospital e convidaram todos os cooperados para contribuir com o programa. “A Unimed João Pessoa é feita por todos nós e, para que ela se torne vencedora, é necessária a contribuição de cada um”, disse o presidente Aucélio Melo de Gusmão.
PROPOSTAS
O médico Antonio Carlos Wanderley Cavalcanti apresentou três propostas de protocolos médicos para os procedimentos realizados na UTI Pós-Operatório: cirurgia bariátrica, cirurgia ortopédica e neurocirurgia.
Em seguida, o médico Adriano Nunes apresentou e colocou em discussão a proposta de protocolos para alguns casos de patologias atendidas no PA, a exemplo de hipertensão arterial, encefalopatia hipertensiva, síndromes isquêmicas miocárdicas, edema agudo de pulmões hipertensivo, dissecção aguda da aorta, emergência neurológica e emergência hipertensiva em obstetrícia.
Após cada apresentação, os médicos que compareceram à abertura da Semana Científica discutiram as propostas.
APROVAÇÃO
A pediatra Suely Lucena acredita que os protocolos médicos devem ser seguidos por todos os cooperados. “É muito importante estar sempre com a mesma orientação, mesma conduta no tratamento do paciente, independentemente do médico”, comentou.
Para a intensivista Rosângela dos Santos, a adoção dos protocolos possibilitará maior segurança para os clientes. “Estamos vendo aqui [na Semana] que esses protocolos são discutidos com grandes equipes, vários profissionais que escolhem os melhores procedimentos para adotar”, comentou.
A cardiologista Ana Melânia acredita que os benefícios da implantação dos protocolos são a padronização do tratamento, a escolha do melhor procedimento para o cliente e redução de custos, já que serão evitados procedimentos desnecessários. “É importante ter uma seqüência de tratamento para cada patologia, principalmente nas UTIs por existir uma rotina e não poder haver divergência de tratamento”, enfatizou.
O ortopedista Elvídio Tormes explicou que os protocolos médicos servem para orientação e normatização. “Os benefícios são redução de custos e uma maior facilidade para o médico na administração do tratamento”, afirmou.
DISCUSSÕES ATÉ QUINTA
Os cooperados que quiserem participar da 1ª Semana Científica do Hospital Unimed JP ainda podem se inscrever pelo telefone 2106-0205. Confira os outros assuntos que serão discutidos no evento:
Data: 25.11
UTI GERAL - Coordenadora: Yuzeth Nóbrega de A. Brilhante
- Admissão na UTI
- Sepse
- Ventilação mecânica
- Pneumonia associada à ventilação mecânica
- Sedação
- Controle de glicemia
Data: 26.11
UTI NEO E PEDIÁTRIA - Coordenadora: Janine Valença Alencar
- Drogas em reanimação cardiorrespiratória em UTI Neonatal
- Sepse em Neonatologia - Liane Carvalho Viana
- Choque - Maria Cladirce Roque
- Conduta no desconforto respiratório do RN - Eliane Brito L. Nunes da Silva
- Sedação em Analgesia em UTI Neonatal - Janine Valença
Data: 27.11
UTI CORONARIANA - Coordenadora: Eugênia Di Giuseppe
- IAM com supra e sem supra desnível do segmento S-T
- Angina instável
- Admissão do paciente pós-procedimentos percutâneos