Quanto você precisa para resolver de vez todos os seus problemas financeiros? Ou para realizar todos os seus sonhos? Foi com estes questionamentos que o consultor financeiro Maurício Galhardo iniciou a palestra “Finanças Pessoais – uma questão de qualidade de vida” no último sábado (24) no auditório do Hospital Unimed JP para um público composto de médicos cooperados.
O especialista apresentou dados que mostraram que nos Estados Unidos, entre 75% a 80% das pessoas que recebem uma herança ou ganham em loterias perdem todo este dinheiro em menos de 5 anos. E o mais grave, segundo Maurício Galhardo, é que 70% dos que perdem tudo ainda ficam com menos do que tinham antes de receberam o dinheiro.
De acordo com ele, isso demonstra que, às vezes, não importa a quantidade do dinheiro que se tem, mas como a pessoa consegue administrá-lo.
Maurício Galhardo afirmou que o dinheiro é um dos principais fatores que podem melhorar ou piorar o ânimo das pessoas. Por isso, a preocupação financeira é umas das que mais interfere no trabalho das pessoas.
O consultor falou sobre a importância de se estabelecer meta e diferenciou esta dos sonhos. “Meta requer viabilidade e tempo”, explicou.
Durante a apresentação, ele aplicou alguns testes para que os médicos pudessem avaliar como andam suas finanças. O consultor mostrou algumas ferramentas para contribuir com a melhoria dos rendimentos no final do mês.
Maurício Galhardo também alertou os médicos sobre os perigos do consumismo. “O estímulo ao consumo é muito grande. Cada vez mais cedo as crianças participam das decisões de consumo”, afirmou. De acordo com o consultor, quando o cliente sai da loja para pensar 70% não fecha a compra.
Na abertura do evento, o presidente da Unimed JP, Aucélio Gusmão, explicou que o objetivo de promover um evento sobre gestão financeira para cooperados foi o de proporcionar conhecimento para os médicos fazerem um melhor aproveitamento do seu dinheiro.