• Início
  • Notícias
  • Médicos cooperados da Unimed JP aprovam projeto Plante uma Vida

Notícias

Médicos cooperados da Unimed JP aprovam projeto Plante uma Vida

Publicada em 10/06/2008 às 12h05

Primeiras mudas foram doadas pela Emepa, empresa parceira do UniGente Primeiras mudas foram doadas pela Emepa, empresa parceira do UniGente

Se depender do UniGente, João Pessoa vai ficar cada vez mais verde. No Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o instituto lançou o projeto Plante uma Vida. Agora, cada criança que nascer no Hospital Unimed JP levará para casa uma muda de planta nativa ou uma semente. A iniciativa foi aprovada pelos médicos cooperados da Unimed JP que participaram do lançamento.

A dermatologista Denise Medeiros Vieira, diretora institucional do UniGente, lembrou que existe uma analogia importante entre o nascimento dos bebês e o projeto. Nos dois casos, uma nova vida terá início. “Ao tempo em que nasce uma vida, estamos plantando outra”, comentou.

Ela, inclusive, já tem sugestões para o projeto. “Da mesma forma que existe o cartão da criança, deveria ser preparado uma cartão com as etapas de desenvolvimento da planta para que a pessoa possa fazer o acompanhamento e verificar se ele está ocorrendo da forma certa”, disse.

Para Denise Medeiros, o Plante uma Vida segue o mesmo princípio da fábula do beija-flor que tenta apagar o incêndio na floresta levando água no bico até o local do fogo. Se cada um fizer sua parte, a preservação ambiental se tornará uma realidade.

A médica não tem dúvidas de que o projeto ajudará a despertar a consciência ambiental necessária para a preservação da vida. “Nós temos que entender que somos responsáveis pelo mundo em que vivemos do mesmo jeito que somos responsáveis por nossos filhos. Afinal, eles estão inseridos no mundo”, comentou.

A ginecologista e obstetra Tatiana Viana Fragoso Vieira, membro do Conselho Fiscal do UniGente, tem opinião semelhante à de Denise Medeiros com relação aos desafios da preservação do meio em que vivemos. “O projeto Plante uma Vida é um trabalho de formiguinha. Aos poucos, com o reforço de campanhas, ele vai ajudar a ‘plantar’ na cabeça das pessoas a importância da preservação ambiental”, declarou. Ela disse que achou excelente a idéia e lembrou que a manutenção do verde está diretamente ligada ao bem-estar da criança.

Para a homeopata e pediatra Rozevania Árabe Rima, coordenadora de Educação Cooperativista da Unimed João Pessoa, o projeto Plante uma Vida é uma iniciativa excelente. “Acho importantíssimo a família receber a muda, pois ela irá contribuir para despertar a consciência ambiental. E, no futuro, a própria criança poderá cuidar de sua árvore”, comentou.

LANÇAMENTO

O projeto Plante uma Vida foi lançado no dia 5 de junho no auditório do Hospital Unimed JP. A solenidade contou com a presença de diretores, médicos cooperados e funcionários da Unimed JP, além de convidados.

As primeiras mudas foram doadas pela Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa). Para facilitar a operacionalização do projeto, em breve serão entregues sementes em vez de mudas. No próximo mês, o Plante uma Vida deverá ser estendido a todas as maternidades de João Pessoa.