Os cooperados que fazem parte da Comissão Eleitoral da Unimed e os mesários que foram convocados para trabalhar nas eleições participaram de um treinamento na manhã desta sexta-feira (29), no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TER-PB).
Os técnicos do TRE mostraram como será o processo de votação pela urna eletrônica, como faz para ligar o equipamento, a verificação de lacres e o trabalho de cada mesário. Durante todo o processo de eleição, um profissional do TRE estará disponível para apoio técnico e logístico, dúvidas e orientações técnicas sobre a urna eletrônica. Outro tipo de dúvidas deverão ser encaminhadas para a Comissão Eleitoral da Cooperativa.
As eleições do próximo sábado (1), no Esporte Clube Cabo Branco, em Miramar, contará com três cabines de votação e duas urnas estão disponíveis para contingência, caso ocorra algum problemas com uma das três urnas que serão usadas. As três seções serão divididas, de acordo com a ordem alfabética do nome das cooperados.
Veja o passo-a passo da votação:
1º- O cooperado apresentará carteira de identificação (identidade, carteira de motorista, carteira do Conselho Regional de Medicina ou passaporte) ao mesário, que, verificará a listagem com o nome e entregará para assinatura pelo eleitor. Em seguida, o mesário irá digitar o número do CRM do cooperado no equipamento, para habilitar a urna eletrônica.
2º- Após isso, o médico poderá se dirigir à cabine para começar a sua votação. Em primeiro, o cooperado escolherá o Conselho de Administração e delegados e suplentes, optando por digitar 01 para votar na chapa do candidato Aucélio Gusmão, Chapa 1, ou 02 para os candidatos da chapa de José Eymard, Chapa 2, e confirmar na tecla verde. O eleitor também poderá escolher por votar em branco, clicando tecla branca e confirma, ou nulo, digitando alguns números diferentes dos dois candidatos, como exemplo 03, e confirmando.
3º- Depois de escolhido o Conselho de Administração, o cooperado votará em seis nomes para o Conselho Ético e Técnico, dos doze que constam na lista das duas chapas, digitando os dois dígitos do número de cada candidato e teclando confirma. O eleitor poderá votar em candidatos da mesma chapa, ou de chapas diferentes. Feita a escolha, o cooperado confirma, realizando esse procedimento seis vezes. Para o Conselho Ético e Técnico, como para os outros cargos, o médico poderá votar em branco, teclando branco e confirma, ou nulo, digitando números que não correspondem a algum candidato e confirmando.
4º- Por último, o eleitor escolherá os membros do Conselho Fiscal. Ele deverá votar também em seis cooperados, digitando os dois dígitos correspondes ao candidato e teclando confirma. Esse procedimento será realizado seis vezes. O cooperado também poderá votar branco, digitando branco e confirma, ou nulo, teclando números que não corresponde a algum candidato.
Corrigindo: Após digitar o número e verificar o nome e a foto do candidato e confirmar, o eleitor não poderá modificar o seu voto. No entanto, se no momento de teclar os números, o médico digitar errado antes de confirmar, ele poderá corrigir, teclando corrige e, em seguida, digitando os números corretos do seu candidato e teclando confirma.