Médicos cooperados da Unimed JP que participaram de workshop sábado passado (13) para discutir o Programa de Humanização da Cooperativa e o Projeto de Classificação de Riscos do Pronto Atendimento do Hospital Unimed JP aprovaram a iniciativa.
Para eles, iniciativas como estas, que passam por uma implementação sistemática, somente dão certo se contarem com o envolvimento dos públicos envolvidos, como os cooperados e os funcionários. E isso só pode se conseguir com a conscientização e conquista através do debate.
Um dos participantes foi o cirurgião Zalmir Filho que afirmou que o workshop foi muito “válido” e “salutar”. “O engajamento nestes projetos começa por aqui [no workshop]. A implantação deve ser feita aos poucos, pois isso não é algo que se impõe às pessoas. Elas devem se engajar”, afirmou.
A ginecologista e obstetra Auxiliadora Maria de Azevedo disse que, além de ter colocado a humanização e a classificação de risco em debate, o workshop possibilitou uma maior interação entre pessoas que atuam no atendimento ao público. “Essa interação diminui barreiras e, com isso, melhora o relacionamento, o que vai representar um bom atendimento aos clientes”, declarou.
A pediatra Halbiege Lea Di Pace lembrou que as ações humanizadas são inerentes à especialidade em que atua e sempre trouxe bons resultados. “Na pediatria, já existe esta sistemática de atendimento humanizado, que já deveria ter sido implementada há muito tempo no atendimento em geral [na área da saúde]”, afirmou.
WORKSHOP
O workshop que discutiu a humanização no atendimento e o projeto de classificação de riscos do Pronto Atendimento do Hospital Unimed JP teve como público-alvo os médicos cooperados e os funcionários da Cooperativa que lidam diretamente com o cliente.
A programação contou com palestras do gestor assistencial do Hospital, José Calixto, que fez a apresentação do projeto de classificação de risco; e da consultora organizacional Nadja Pessoa, que mostrou porque é importante trabalhar a humanização. O coordenador de Capacitação Funcional e de Humanização, Fernando Florêncio, fez uma mini-palestra sobre o Programa de Humanização.
O evento foi realizado em três datas diferentes, no Hotel Ouro Branco, em Tambaú, para facilitar a participação do público. As outras duas edições foram realizadas nos dias 15 e 29 de novembro. Sábado (13), o evento contou com 115 participantes. A organização ficou sob a responsabilidade da Coordenação de Capacitação Funcional e de Humanização da Unimed JP.