• Início
  • Notícias
  • Médicos alertam população da Capital sobre prevenção de alergia e asma

Notícias

Médicos alertam população da Capital sobre prevenção de alergia e asma

Publicada em 07/05/2009 às 07h24

Nesta quinta-feira (7), médicos especialistas de todo o Brasil estarão comemorando o Dia Mundial de Combate à Asma e o Dia Nacional de Prevenção da Alergia. Na Capital, sob a coordenação do alergista e imunologista Roberto Lacerda, estão previstas ações educativas nos Shoppings Manaíra e Tambiá, com o objetivo de alertar a população sobre os perigos das alergias, um problema que cresce em todo o mundo e já atinge 30% dos brasileiros.

A iniciativa, promovida pela Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai), tem a intenção de conscientizar a população sobre os meios de prevenção das doenças alérgicas mostrando os cuidados necessários contra a asma e a rinite.

As estatísticas mostram que é necessário cuidado redobrado com a prevenção. No Brasil, uma em cada quatro crianças na faixa dos 6 aos 14 anos sofre com a doença. Para 85% delas, a crise asmática é disparada por fatores alérgicos. Cuidados com a higiene doméstica e uso correto de medicamentos são essenciais para evitar o agravamento da doença.

De acordo com os dados divulgados pela regional mineira da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia (SBAI-MG), cerca de 75% das pessoas com asma também sofrem de rinite alérgica e 25% dos indivíduos acometidos pela rinite são portadores da asma.

Os sintomas mais frequentes das alergias respiratórias são espirros, coriza, sensação de nariz entupido ou de "cabeça pesada", coceira nos olhos, no nariz, no céu da boca e na garganta. Já nas crises de asma brônquica, os paciente têm "chiado no peito", tosse persistente, dificuldade respiratória, falta de ar, sensação de "aperto" no peito. Os sintomas são agravados no período noturno, ou quando há exposição aos agentes irritantes, como mofo, poeira e sujeira doméstica.

As alergias aumentam com a chegada do outono e no inverno, e entre os vários motivos, estão as mudanças climáticas, o aumento da poluição causada pela inversão térmica, muito comum nesta época do ano, inclusive em lugares pouco arejados, com concentração de pessoas. Um outro agravante é o uso de cobertores e roupas de lã que ficaram guardadas todo o verão, acumulando pó e ácaros.

NÚMEROS

Você sabia que o Brasil está em 8º lugar no ranking dos países com maior número de casos de asma? Que cerca de 20% dos brasileiros têm ou já tiveram alguma manifestação da doença e que, deste total, 25% convivem com a forma moderada ou grave?

Quando não diagnosticada e tratada corretamente, a asma pode levar à morte. Resultados de estudos epidemiológicos recentes realizados pelo Datasus fazem um alerta não menos importante: em 2002, a doença representou a terceira causa de hospitalização pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e foi responsável por 376 mil internações.