• Início
  • Notícias
  • Médico orienta sobre como proceder em casos de sangramento nasal

Notícias

Médico orienta sobre como proceder em casos de sangramento nasal

Publicada em 07/10/2007 às 09h17

Leidson Holanda é cooperado da Unimed JP: orientações para os clientes Leidson Holanda é cooperado da Unimed JP: orientações para os clientes

O otorrinolaringologista Leidson Holanda, médico cooperado da Unimed JP, alerta que a orientação popular de tapar o nariz e deitar a cabeça para trás para estancar um sangramento nasal não é recomendável.

O correto é fazer a compressão digital na região da “asa do nariz” com os dedos polegar e indicador, por 5 minutos, colocando sucessivamente a cabeça do indivíduo para frente. “Com este procedimento simples, iremos parar o sangramento anterior na sua grande maioria das vezes”, afirmou o médico.

De acordo com ele, tapar o nariz e colocar a cabeça para trás até cessa o sangramento, mas pode causar alguns problemas. “Claro que o sangramento pára, pois o sangue corre pela garganta e é engolido, vindo em seguida o vômito com este fluido”, alertou. “Podemos afirmar que, na medicina, nem sempre a ‘voz do povo é a voz de Deus’”, declarou.

EXPLICAÇÕES

Leidson Holanda explicou que o sangramento nasal tem a denominação de Epistaxe. Dependendo da localização, ele poderá ser classificado como posterior ou anterior.

“O posterior é menos freqüente, porém de maior gravidade. Atinge artérias de calibre maior, como a Esfeno-Palatina e a Etmoidal Posterior, cujo tratamento necessita de uma intervenção mais agressiva pelo especialista, por ser perigosa, podendo levar a óbito”, esclareceu o médico.

Já o anterior é o mais freqüente, entretanto, tem menor gravidade. “Este tipo atinge artérias de calibre menor, como o Plexo de Kisselbach. Estes sangramentos anteriores podem e devem seguir uma seqüência de tratamento, iniciada pela compressão digital, seguida da cauterização da artéria, do tamponamento, entre outros procedimentos”, informou.

COLUNA UNIMED

O tema “Sangramento nasal X compressão digital” está sendo abordado na edição deste domingo (7) na coluna Unimed Saúde, publicada nos jornais Correio da Paraíba, O Norte e Jornal da Paraíba. Para ler na íntegra o artigo do médico sobre o tema, basta acessar as sessões “Consultório Médico” e “Unimed Saúde – Coluna 335”, aqui no Portal Unimed JP.