• Início
  • Notícias
  • Médico explica como evitar as alergias associadas ao período chuvoso

Notícias

Médico explica como evitar as alergias associadas ao período chuvoso

Publicada em 10/07/2012 às 05h

Sebastião Costa, médico cooperado da Unimed JP Sebastião Costa, médico cooperado da Unimed JP

Nas últimas semanas, tem chovido bastante em João Pessoa e, junto com as chuvas, aumentam os casos de rinite alérgica e asma brônquica. Os sintomas são espirros, coriza, nariz obstruído, tosse, chiado e cansaço. Por trás do desencadeamento das crises, estão os ácaros e os fungos - leia-se mofo.

Mas, alguns cuidados simples podem ajudar a diminuir estes problemas. \"O quarto de dormir do rinítico e do asmático precisa ser bem iluminado e arejado. Quanto mais luz, menos ácaros, menos fungos, menos tosse, menos coriza, menos cansaço...\", informa o pneumologista Sebastião de Oliveira Costa, médico cooperado da Unimed JP.

O médico alerta que é comum os sintomas da rinite alérgica serem confundidos com os do resfriado comum. Mas, um detalhe ajuda a diferenciar as duas doenças: o resfriado vem sempre acompanhado de febre ou febrícula.

O tema foi abordado por Sebastião Costa na coluna Unimed Saúde, que é publicada aos domingos nos jornais Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba. Para ler o artigo completo, clique aqui. Para ler a versão on-line da coluna, clique aqui.