Nas últimas semanas, tem chovido bastante em João Pessoa e, junto com as chuvas, aumentam os casos de rinite alérgica e asma brônquica. Os sintomas são espirros, coriza, nariz obstruído, tosse, chiado e cansaço. Por trás do desencadeamento das crises, estão os ácaros e os fungos - leia-se mofo.
Mas, alguns cuidados simples podem ajudar a diminuir estes problemas. \"O quarto de dormir do rinítico e do asmático precisa ser bem iluminado e arejado. Quanto mais luz, menos ácaros, menos fungos, menos tosse, menos coriza, menos cansaço...\", informa o pneumologista Sebastião de Oliveira Costa, médico cooperado da Unimed JP.
O médico alerta que é comum os sintomas da rinite alérgica serem confundidos com os do resfriado comum. Mas, um detalhe ajuda a diferenciar as duas doenças: o resfriado vem sempre acompanhado de febre ou febrícula.
O tema foi abordado por Sebastião Costa na coluna Unimed Saúde, que é publicada aos domingos nos jornais Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba. Para ler o artigo completo, clique aqui. Para ler a versão on-line da coluna, clique aqui.