Você sabia que os idosos demonstram crescimento de 10% a 30% da sua capacidade física somente com sessões de treinamento aeróbico? Não? Pois é, vários estudos têm demonstrado que ação de exercícios melhora o controle da hipertensão arterial. A afirmação é do cardiologista Antonio Eduardo Monteiro de Almeida. Ele participa esta semana da Seção Consultório Médico do Portal Unimed JP.
Segundo o médico, um estilo de vida sedentário pode fazer com que os idosos tenham perdas em quatro áreas importantes para sua saúde e independência: força, equilíbrio, flexibilidade e resistência. Antonio Eduardo recomenda a prática de exercícios físicos moderados para melhorar a saúde de pessoas que são frágeis ou que têm doenças ocasionadas pelo avanço da idade.
“O envelhecimento é um processo complexo que envolve muitas variáveis que interagem entre si e influenciam significativamente o modo em que nos apresentaremos no futuro. A intensidade destas alterações sofre grande influência do estilo de vida adotado pelo indivíduo como a presença de doenças crônico-degenerativas que pode levar a incapacitância, com decréscimo significativo na qualidade de vida.
ARTIGO
O artigo do médico cardiologista Antonio Eduardo Monteiro de Almeida está disponível na íntegra na Seção Consultório Médico. O espaço reproduz semanalmente os artigos produzidos pelos Cooperados da Unimed João Pessoa para a Coluna Unimed Saúde, publicada aos domingos nos Jornais Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba.
A seção é atualizada semanalmente pelo Núcleo de Assessoria de Imprensa da Unimed JP. O espaço oferece informações seguras e de interesse da população, sempre sobre temas envolvendo saúde e qualidade de vida.