• Início
  • Notícias
  • Médico compara riscos de morte pelo tabagismo com as guerras mundiais

Notícias

Médico compara riscos de morte pelo tabagismo com as guerras mundiais

Publicada em 30/05/2011 às 00h

Médico compara riscos de morte pelo tabagismo com as guerras mundiais

Você sabia que o tabagismo mata cerca de 5 milhões de pessoas a cada ano? Não? Para se ter uma ideia, as substâncias da fumaça de um único cigarro são várias vezes mais mortíferas do que as armas utilizadas nas duas grandes guerras mundiais. A afirmação é do médico pneumologista Sebastião de Oliveira Costa.

Neste último domingo (29), ele publicou o artigo “A Máquina de Matar”, na seção “Consultório Médico” da Coluna Unimes Saúde, no qual faz um comparativo entre os riscos causados à saúde pela dependência do fumo com as mortes registradas nas duas guerras mundiais.

De acordo com o médico, que também é coordenador da Subcomissão de Tratamento do Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia, o cigarro é a mais terrível arma já inventada pelo homem. “Quatro milhões de combatentes morriam todo ano nos campos de batalha durante a Primeira Guerra Mundial. Nesse mesmo período o cigarro ceifa a vida de cinco milhões de fumantes”, diz o pneumologista em trecho do artigo.

E aí, está curioso para ler o artigo do pneumologista Sebastião Costa na íntegra? Acesse a seção“Consultório Médico” aqui no Portal Unimed JP. Lá, estão disponíveis todos os artigos publicados aos domingos pelos médicos cooperados na Coluna Unimed Saúde.

ALERTA MUNDIAL

Nesta terça-feira (31), será comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. Para lembrar a importância da data, a Unimed João Pessoa promoverá ações de conscientização com o objetivo de alertar sobre os malefícios do tabagismo.

As atividades ocorrerão na sede da Cooperativa, no Shopping Tambiá e na agência do Banco do Brasil, localizada na Avenida Epitácio Pessoa. A organização é da Coordenação de Promoção da Saúde da Cooperativa. Mais informações através do telefone 2106-0714.