O neurologista Artur Bernardes C. de Oliveira, médico cooperado da Unimed JP, alertou que a rapidez no atendimento a casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) é fundamental para reverter o quadro e garantir a saúde. De acordo com ele, quando o problema é diagnosticado nas primeiras horas, podem ser utilizadas enzimas desobstruidoras de vasos, usados stents ou ainda fazer cirurgia, salvando a vida.
“Hoje, tempo é fator determinante para um bom prognóstico, pois o paciente que chega ao hospital nas primeiras três horas do início da doença tem tudo para ser diagnosticado, conduzido, tratado e ter alta com pouca seqüela, melhorando sua qualidade de vida futura”, disse o médico.
Artur Bernardes explicou que AVC é uma doença que atinge os vasos do cérebro, obstruindo ou rompendo, independentemente da causa. O problema tem alta incidência e mortalidade. Segundo ele, o AVC apresenta sinais e sintomas antes de sua instalação no organismo, como dormência, mal-estar, tonturas, pressão elevada, desorientação, dificuldade em falar e déficit de força nos membros. “Aumenta a possibilidade de ser AVC se a pessoa estiver no grupo de risco de sedentários, fumantes, obesos, hipertensos e diabéticos”, alertou.
O médico comentou que, em algumas cidades, o atendimento, hoje em dia, é mais fácil. “Nos grandes centros já existem unidades próprias para atendimentos a estes pacientes - as UVCs (Unidades de AVC), onde uma equipe multiprofissional, após treinamento e de posse de equipamentos sofisticadíssimos, pode acompanhar estes pacientes durante 24 horas por dia, melhorando tudo”, afirmou.
Mas, esta realidade ainda não chegou por aqui. “Infelizmente, poucas cidades do Nordeste são dotadas destas unidades. Nossa realidade atual é trabalhar na conscientização do nosso paciente orientado-o que, aos primeiros sintomas, procure serviços especializados de urgência, onde todas as providências possam ser tomadas em tempo real e de modo hábil”, orientou Artur Bernardes.
COLUNA UNIMED SAÚDE
Artur Bernardes abordou este tema domingo (6) na coluna Unimed Saúde, que é publicada pela Unimed JP nos jornais Correio da Paraíba, O Norte e Jornal da Paraíba. O material fica disponível aqui no Portal na versão online da Coluna e na sessão “Consultório Médico”.
O cliente que quiser sugerir temas ou o médico cooperado que tiver intenção de publicar um artigo deve enviar e-mail para [email protected] ou ligar para 2106-0471.