O otorrinolaringologista Leidson Holanda, médico cooperado da Unimed JP, alerta que se não forem tomados determinados cuidados os banhos de mar e piscina podem acabar em uma tremenda dor de cabeça, ou melhor, de ouvido.
É que no verão aumentam os casos de otite externa, uma infecção na pele do canal auditivo, também conhecida como “Otite dos Nadadores”. Este problema é causado por vários tipos de germes ou fungos, que se desenvolvem com a água parada no conduto auditivo externo aliada ao uso de cotonete.
Os sintomas da otite externa são dor de ouvido, coceira, formação de pus e ouvido tampado. O tratamento é feito com limpeza do conduto auditivo, curativo, analgésicos e antibióticos.
De acordo com Leidson Holanda, o uso de protetor para impedir a entrada de água no ouvido e evitar o uso de cotonetes dentro do canal auditivo ajudam a evitar o problema. “No mais, sol, mar, piscina, brisa, bronzeado, água de coco, cerveja gelada e pôr-do-sol ao som do Bolero de Ravel”, brinca o médico.
COLUNA UNIMED SAÚDE
Este assunto está sendo abordado por Leidson Holanda na edição de hoje (27) da coluna Unimed Saúde, publicada nos jornais Correio da Paraíba, O Norte e Jornal da Paraíba. Para enviar sugestões, escreva para [email protected] ou ligue para o telefone 2106-0471, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e das 14h