Atividades físicas em excesso ou “mal praticadas” podem causar sérias lesões. O alerta é do ortopedista Adriano Leite, que recomenda uma orientação profissional antes de iniciar uma atividade física.
Segundo o médico, a atividade física deve ser iniciada de forma lenta e progressiva, o mínimo possível, e ir aumentando a intensidade pouco a pouco, evitando os aumentos bruscos e repentinos.
O médico recomenda que ao primeiro sinal de dor, a pessoa deve parar os exercícios. “Se a dor persistir, mesmo durante o repouso, o médico deve ser procurado”, explicou.
“Excesso de exercícios para entrar em forma no verão” foi o tema abordado pelo ortopedista na seção “Consultório Médico” da coluna Unimed Saúde do último domingo. O informativo, que está na edição 506, é publicado nos jornais Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba. A versão on-line da Coluna é disponibilizada no Portal Unimed JP (clique aqui para ter acesso à edição digital). O texto completo também está disponível na seção “Consultório Médico” do Portal (clique aqui).