Com a chegada do verão é natural uma liberação maior de água para manter a temperatura corporal. A falta de água no organismo pode causar sérios danos à saúde.
A médica cooperada Amanda Rosa Leal de Oliveira, clínica geral e gastoenterologista, falou da importância de manter-se hidratado nessa época do ano.
Amanda Rosa disse que as pessoas devem tomar cuidado com a ingestão de água em períodos de temperaturas elevadas. Segundo ela, em condições normais um adulto deve ingerir de 2,5 litros de água por dia, mas em circunstâncias especiais, como calor intenso e o exercício físico, a reposição do líquido deve ser maior para evitar desidratação.
SINTOMAS
Ou seja, quando há uma perda de água maior do que se repõe, os sintomas logo aparecem. É comum o indivíduo sentir fraqueza, fadiga, tonturas e dores de cabeça em conseqüência da falta de água no organismo. A desidratação também afeta o sistema cardiocirculatório e o desempenho da função dos rins e do intestino.
Portanto, as pessoas devem beber bastante água, principalmente em dias que o calor é intenso, para não passar mal. “ No mínimo de 8 - 10 copos, com 200 ml cada”, ressaltou Ana Rosa.
Outras medidas também podem ajudar a evitar problemas durante o verão, entre elas, usar roupas leves, evitar exposição excessiva ao sol, preferir lugares arejados, selecionar alimentos mais saudáveis, o que contribui para a conservação da água no organismo.
Quem pratica atividades físicas ou esportes ao ar livre deve ficar atento para ingestão maior de água. “O recomendado é beber um copo de água antes dos exercícios e ingerir o líquido a cada 20 minutos de atividades”, disse a médica.
COMPLEMENTAÇÃO
Além de água, as pessoas podem hidratar-se complementando com outros líquidos como sucos naturais, água de coco e chás gelados. Mas, cuidado com o refrigerante e sucos industrializados. Ricos em açúcares, esses produtos não tem nenhum nutriente saudável e podem causar ganho de peso e dificuldade na digestão.
A gastroenterologista escreveu um artigo para a Coluna Unimed Saúde com o título: "A importância de se hidratar no verão", publicada no domingo (1º) nos jornais Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba. O artigo está disponível na seção Consultório Médico (Clique aqui para acessar).