• Início
  • Notícias
  • Médica cooperada dá dicas para garantir um carnaval divertido e saudável

Notícias

Médica cooperada dá dicas para garantir um carnaval divertido e saudável

Publicada em 18/02/2007 às 13h

Solange Queiroga, médica da Unimed Solange Queiroga, médica da Unimed

Frevo, samba, diversão a noite inteira, folia por todos os lados... Poucas pessoas resistem ao carnaval. Durante os festejos momescos, no entanto, é importante cuidar da saúde para evitar que a alegria se transforme em um pesadelo.

 

A nefrologista Solange Queiroga, médica cooperada da Unimed JP, alerta que uma boa alimentação é fundamental. "O ideal é uma dieta leve, rica em frutas, verduras, legumes, carne magra, arroz, massas e feijão. Evite o consumo de gorduras. Portanto, a famosa feijoada e similares não deverão fazer parte do cardápio nestes dias", alerta.

 

A médica recomenda atenção extra com os frutos do mar e alimentos que podem se deteriorar mais rapidamente com o calor, a exemplo de cremes e maioneses. "Cuidado na conservação dos alimentos. Se estiver na rua, preste atenção no que vai ingerir e, se possível, observe a procedência. A aparência e o cheiro dizem muito sobre os alimentos", lembra.

 

DESIDRATAÇÃO

 

Em grandes festas populares como o carnaval, é comum a desidratação devido à perda de líquido através do suor. O risco aumenta se a pessoa fizer uso de bebidas alcoólicas, pois, para ser metabolizado, o álcool retira água do organismo. "Use e abuse de líquidos. Água, sucos, água de coco, frutas? Não importa, o que vale é colocar líquido no organismo", recomenda Solange Queiroga. Ela destaca que não é preciso ter sede para ingerir líquidos, pois quando esta sensação surge a desidratação já está chegando.

 

A médica esclarece que as "bebidas energéticas", tão comuns nos dias de hoje, não fornecem energia. Elas são compostas por uma mistura de cafeína, taurina e vitaminas e sua atuação se restringe à de estimulante, aumentando a disposição física e diminuindo o sono. "Além do mais, aceleram o ritmo cardíaco e têm açúcar, sendo contra-indicadas para pessoas com problemas do coração e diabéticos", alerta.

 

BEBIDAS ALCOÓLICAS

 

Além de moderação, para quem vai ingerir bebidas alcoólica a nefrologista Solange Queiroga recomenda alguns cuidados extras. "Alimente-se bem antes de iniciar, dê um intervalo entre as doses, tomando bastante líquido e ingerindo alimentos leves, mas ricos em carboidratos (para evitar a hipoglicemia) e não misture vários tipos de bebida", orienta.

 

Ela também chama a atenção para o respeito aos limites. "Cada um reage diferente ao álcool. Se não é acostumado, não entre na onda daquele que já é, pois você pode se dar mal", avisa.

 

Em suas orientações, a médica não esqueceu das crianças e manda um recado para os pais: "Brinquem, mas não esqueçam seus filhos pequenos e adolescentes."

 

EXAGEREI. E AÍ?

 

Se você utilizar - ou não - todas as dicas da nefrologista Solange Queiroga e os problemas surgirem, precisa de muita cautela ao lidar com eles. "Vômitos e diarréia devem ser tratados com bastante líquido, alimentação leve e repouso", orienta a cooperada.

 

Curar a ressaca através de automedicação é muito perigoso. "Cuidado com os remédios para dor de cabeça, pois podem piorar o estômago", orienta Solange Queiroga. A médica lembra ainda que, se a pessoa não melhorar com tratamento caseiro e repouso, deve procurar um pronto-socorro para atendimento médico adequado. "Divirta-se e tenha um bom carnaval, mas com saúde", destaca.

 

COLUNA UNIMED SAÚDE

 

As recomendações da nefrologista Solange Queiroga foram publicadas na Coluna Unimed Saúde, que circula todos os domingos nos jornais Correio da Paraíba, O Norte e Jornal da Paraíba. O artigo também está disponível na íntegra aqui no Portal Unimed JP na versão on-line do informativo ou na seção "Consultório Médico".

 

O leitor pode sugerir temas para a coluna. Para tanto, basta enviar e-mail para [email protected].